webcam

Uma webcam é uma câmara de vídeo que está, em regra, ligada diretamente a um computador. É um dispositivo de hardware de entrada de sinal (input), cuja função é a captação de imagem e vídeo.
Estes dispositivos podem ser usados para realizar videoconferência ou transmitir ininterruptamente determinados eventos. Muitos Web sites utilizam este tipo de equipamento para fornecer diversos serviços.
As webcams são muito utilizadas para fins comerciais, promoções turísticas, informação sobre trânsito nas estrada, segurança, visualização de eventos remotos, serviços relacionados com o erotismo e pornografia, etc. Estes dispositivos de captação de imagem também podem ser utilizados como máquinas fotográficas integrando para esse efeito um botão snapshot que faz disparar a captura de uma imagem fixa. Por norma, este periférico é ligado ao PC através da porta USB (Universal Serial Bus), o que torna a sua instalação fácil e com reconhecimento imediato pelo PC - Easy Plug & Play. A energia que alimenta as webcams é, geralmente, transmitida pelo cabo USB.
As webcams usam sensores CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) para realizarem a captação de imagem. As mais vulgares apresentam sensores CMOS com resoluções que podem chegar aos 640 por 480 pixéis, no caso do vídeo, a uma velocidade de 30 fps (frames por segundo), ou até 1024 por 768 píxeis para as fotografias.
Regra geral, quanto maior for a resolução, melhor a nitidez e qualidade da imagem, mas a qualidade no movimento e sequência de imagens é menor.
A resolução pretendida para a captura de imagem é definida pelo utilizador que pode ainda intervir manualmente para regular o contraste, a luminosidade e a saturação da imagem.
Progressivamente mais acessíveis e com dimensões cada vez menores, incorporaram elementos como o microfone, permitindo assim aliar o som às imagens de vídeo.
Os fabricantes deste tipo de periféricos costumam incluir, juntamente com a webcam, o respetivo software e alguns extras, como microfone, auscultadores e software orientado para o tratamento de imagem e vídeo.
A popularização generalizada da webcam foi em parte e mais recentemente fomentada por vários serviços de conversação instantânea via Internet, como o MSN Messenger, o Yahoo Messenger ou o AIM (AOL Instant Messenger) que incorporaram nos seus serviços novas funcionalidades que permitem a transmissão de vídeo em tempo real entre os seus utilizadores.
Como referenciar: webcam in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 01:05:01]. Disponível na Internet: