WebTv

Termo geral para um conjunto de produtos e tecnologias que permitem a visualização e navegação através de páginas da Internet num aparelho de televisão.
A WebTv, propriedade da empresa Microsoft, foi uma das primeiras tecnologias desenvolvidas no sentido de conseguir uma convergência entre a World Wide Web e a Internet.
Pode consistir num televisor especialmente desenhado e preparado, ou tão simplesmente num aparelho de televisão comum, ao qual é ligado um aparelho descodificador especial equipado com um modem (uma WebTv box, semelhante a um descodificador de TV por cabo ou satélite), que por sua vez está ligado a uma linha telefónica ou cabo. Esse aparelho é responsável por efetuar a ligação à Internet e converter o conteúdo das páginas visitadas para um formato passível de ser exibido no ecrã do aparelho de televisão.
A navegação é feita recorrendo a um controlo remoto portátil específico, ou, opcionalmente, através de um teclado próprio.
A tecnologia por trás da WebTv foi inicialmente desenvolvida pelas empresas Diba Inc e Zenith Electronics, responsáveis pela produção dos primeiros aparelhos de televisão equipados com o que então chamavam de tecnologia "Netvision" de acesso à Internet.
Contudo, em abril de 1997, foi adquirida pela Microsoft, que registou o nome WebTv, e fundou a WebTv Networks, uma empresa subsidiária dedicada ao desenvolvimento e exploração daquele produto.
As primeiras versões do aparelho pretendiam facilitar o acesso à Internet por parte dos idosos e daqueles que não possuíssem um computador pessoal, pelo que eram construídos de forma a serem fáceis de manejar e relativamente acessíveis em termos de preço.
Estavam equipados com apenas dois megabytes de memória flash RAM, suficientes para armazenar e operar um sistema operativo e um web browser próprios, uma vez que não continham qualquer disco rígido.
Entretanto a WebTv Networks deu lugar à "Microsoft TV", e o serviço WebTv passou a designar-se por "MSN TV".
Por seu turno, a Microsoft prossegue uma política de negociação com operadores de televisão por cabo e por satélite no sentido de integrar o MSN TV nos serviços por aqueles prestados aos clientes.
Como referenciar: WebTv in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 01:11:18]. Disponível na Internet: