West Side Story, Amor sem Barreiras

Musical melodramático norte-americano realizado em 1961 por Robert Wise e Jerome Robbins, West Side Story foi interpretado por Natalie Wood, Richard Beymer, Russ Tamblyn, Rita Moreno e George Chakiris. É uma adaptação (feita pelo argumentista Ernest Lehman) de uma bem-sucedida peça da Broadway, estreada em 1957, da autoria de Arthur Laurents e encenada por Jerome Robbins, que é também o autor da ideia.
A história é praticamente decalcada do clássico de Shakespeare Romeu e Julieta, adaptado à Nova Iorque do final dos anos 50, embora tenha um valor muito mais simbólico do que propriamente realista. A guerra estala entre dois gangs rivais pelo domínio das ruas da cidade: os "Jets", adolescentes brancos descendentes de imigrantes europeus, e os "Sharks", novos imigrantes porto-riquenhos. O líder dos Jets, Riff (Russ Tamblyn), desafia os Sharks para uma luta final que decida quem manda. Para isso, decide encontrar-se com o líder rival, Bernardo (George Chakiris), de forma a combinar o evento. Pede ajuda ao seu amigo - e cofundador dos Jets - Tony (Richard Beymer) para ir com ele, mal imaginando que ele entretanto se apaixonara por Maria (Natalie Wood), irmã do rival Bernardo. E assim cresce um amor destinado a um fim trágico. West Side Story é uma das melhores adaptações de um musical jamais feitas, conseguindo manter praticamente intactas as magníficas canções originais de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, que incluem autênticos clássicos como "Maria", "America", "The Jet Song" ou "I Feel Pretty". Os atores principais foram todos dobrados nas canções.
O acordo original era que o coreógrafo Jerome Robbins (encenador da peça teatral) dirigisse todas as sequências musicais e de dança, realizando o veterano Robert Wise as restantes. Contudo, devido à procura de perfeição de Robbins e consequentes atrasos e agravamento de custos, este foi despedido e o filme foi terminado apenas por Wise, mantendo os dois os créditos finais.
Grande triunfo de bilheteira, venceria 10 Óscares das suas 11 nomeações: Melhor Filme, Realizador (dois realizadores, no caso), Ator Secundário (George Chakiris), Atriz Secundária (Rita Moreno), Fotografia, Montagem, Banda Sonora, Direção Artística, Guarda-roupa e Som. Apenas falhou a categoria de Argumento Adaptado. Foi considerado pelo American Film Institute um dos 100 melhores filmes americanos de sempre.
Como referenciar: West Side Story, Amor sem Barreiras in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-18 23:28:26]. Disponível na Internet: