western

Género de histórias de aventuras passadas no Oeste do território dos Estados Unidos da América. Na sua maioria, as histórias pertencentes a este género passam-se no século XIX, após a Guerra Civil Americana, altura em que se deu em força a exploração e o estabelecimento de povoações no Oeste do território norte-americano. Trata-se de um ambiente em que a justiça e as instituições não se encontram bem estabelecidas, sendo a coragem individual e a destreza no uso das armas as garantias da segurança e dos direitos de cada um. Encontram-se, assim, reunidas as condições para haver aventuras e heróis.
Elementos característicos do western são os pioneiros, as cidades de fronteira, os jogadores de cartas, os xerifes, os pistoleiros, a cavalaria, os rancheiros e vaqueiros, o caminho de ferro, os assaltantes de comboios, bancos e diligências, e os Índios. Estes são geralmente vistos como povos selvagens, implacáveis na guerra e totalmente adversos ao avanço da civilização. Em alguns westerns, porém, procura-se dar um retrato mais neutro e rigoroso dos Índios e dos seus costumes, bem como dos acontecimentos históricos que definiram o seu relacionamento com o homem branco (as chamadas Guerras Índias, o encerramento dos peles-vermelhas em reservas, etc.). Embora a sua forma hoje mais conhecida seja o cinema, o western é um género mais antigo do que a sétima arte. De facto, as suas características principais e os seus grandes mitos formaram-se na literatura popular do final do século XIX. Sob certos pontos de vista, o escritor James Fenimore Cooper (1789-1851) pode mesmo ser considerado um precursor.
Mas foi efetivamente no cinema que o western mais se desenvolveu, pois esse é o meio onde melhor se representam os grandes espaços e a ação viva. Pela sua qualidade e pela variedade que deram ao género, destacam-se os seguintes filmes, de entre os inúmeros que foram realizados: Stagecoach (Cavalgada Heroica, realizado por John Ford, 1939); Red River (Rio Vermelho, Howard Hawks, 1948); Rio Grande (John Ford, 1950); Shane (George Stevens, 1953); River of no Return (Rio sem Regresso, Otto Preminger, 1954); Rio Bravo (Howard Hawks, 1959); The Man who Shot Liberty Valance (O Homem que Matou Liberty Valance, John Ford, 1962); Little Big Man (O Pequeno Grande Homem, Arthur Penn, 1970); Dances with Wolves (Danças com Lobos, Kevin Costner, 1991); Unforgiven (Imperdoável, Clint Eastwood, 1992). Atores como Errol Flynn, John Wayne, Clint Eastwood e Kevin Costner devem grande parte da sua popularidade a alguns destes filmes ou a outros como estes.
O western marcou também presença na rádio, na televisão (em séries clássicas como Bonanza) e na banda desenhada ( Blueberry, Tex Willer e Lucky Luke são heróis internacionalmente conhecidos).
Como referenciar: western in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 07:44:17]. Disponível na Internet: