Wilfred Bion

Médico e psiquiatra, Wilfred Ruprecht Bion nasceu em 1897, na Índia. Iniciou em Oxford os seus estudos em História, dedicando-se posteriormente à Medicina, à Psiquiatria e sobretudo à Psicanálise.
O seu trabalho como psicanalista teve início durante da Segunda Guerra Mundial, quando Bion começou a interessar-se pelo estudo dos grupos. No final da guerra, foi convidado para trabalhar na Tavistock Clinic com grupos de terapia. Entre 1962 e 1965 presidiu à Sociedade Britânica de Psicanálise, indo posteriormente, em 1968, para Los Angeles.
Bion é um psicanalista que se apoia muito no método empírico, na sua vasta experiência como analista de adultos e de grupos. Para além disto, faz uma profunda reflexão sobre a teoria e a prática, sendo um constante questionador de si próprio. Wilfred Bion, como seguidor atento de Melanie Klein, desenvolveu alguns dos seus conceitos tais como a expectativa inata do seio como objeto de satisfação do bebé, o papel do afeto envolvendo sentimentos como a ansiedade, a inveja, o ódio, etc., os mecanismos de defesa como a clivagem, a idealização e a negação, as posições paranoides, esquizoides e depressivas, o núcleo psicótico da personalidade, entre outros.
Bion segue esta autora mas atribui um cunho pessoal a estes conceitos, dando importância a alguns dados da teoria de Freud que Melanie Klein negligenciou, sobretudo ao nível do desenvolvimento do pensamento, colocando a hipótese da origem deste ser inconsciente, tal como fez o pai da psicanálise.
O mérito de Bion só tardiamente foi reconhecido pelo público, talvez porque na época o kleinianismo não era muito bem aceite pela comunidade científica e pelo facto do número de psicanalistas interessados na psicanálise associada aos grupos ser escasso.
Wilfred Bion morreu em Inglaterra no mês de novembro de 1979 deixando uma obra vastíssima.
Algumas obras de Bion:
1961, Experiences in Groups
1962, Learning from Experience
1963, Elements of Psycho-Analysis
1967, Second Thoughts
1970, Attention and Interpretation
1975, A Memoir of the Future, Book 1 The Dream
1977, A Memoir of the Future, Book 2 The Past Presented
1977, Two Papers: The Grid and Caesura
1979, A Memoir of the Future, Book 3 The Dawn of Oblivion
Como referenciar: Wilfred Bion in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-19 13:46:20]. Disponível na Internet: