Wilhelm Wien

Físico alemão, de nome completo Wilhelm Carl Werner Otto Fritz Franz Wien, nasceu em 1864, na Prússia Oriental, e morreu em 1928, em Munique. Frequentou as Universidades de Götingen, Heidelberg e Berlim, de 1882 a 1886, ano em que se licenciou. Foi professor de Física em várias localidades e foi assistente do físico alemão Hermann Ludwing von Helmholtz.
Desenvolveu trabalhos de investigação científica em diversos domínios da física. Ficou conhecido pelos seus estudos sobre a radiação eletromagnética e ainda pelo corpo negro, corpo hipotético que absorve toda a radiação que incide nele. Esta radiação estende-se a toda a gama de comprimentos de onda e a distribuição de energia sobre esta gama tem um comportamento característico, deslocando-se no sentido dos menores comprimentos de onda com o aumento da temperatura - Lei de Wien, ou lei do deslocamento, a sua principal descoberta, realizada em 1893.
Foi galardoado com o Prémio Nobel da Física, em 1911, pelas suas descobertas sobre a radiação nos buracos negros.
Como referenciar: Wilhelm Wien in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-16 06:46:09]. Disponível na Internet: