Willard Van Dyke

Fotógrafo e cineasta norte-americano, Willard Van Dyke nasceu a 5 de dezembro de 1906, no Colorado, e faleceu a 23 de janeiro de 1986, devido a um enfarte, em Jackson, Tennessee. Aos 12 anos recebeu a sua primeira máquina fotográfica, uma máquina de fole da Kodak. Entre 1921 e 1925 frequentou a Piedmont High School, na Califórnia, e em 1925 comprou uma máquina fotográfica de grande formato - uma 4x5.
Entretanto, começou a frequentar o laboratório de John Paul Edwards e interessou-se pelos seus livros de fotografia. Foi depois de terminar a faculdade que se dedicou mais a esta arte.
Em 1928 foi apresentado a Edward Weston. No ano de 1932 tornou-se num dos fundadores do grupo F/64. Em maio, realizou uma exposição individual no M.H. De Young Memorial Museum, em São Francisco e, em novembro do mesmo ano, participou na mostra coletiva do grupo F/64. Dois anos depois viajou com Dorothea Lange, Imogen Cunningham, Mary Jeannette Edwards, Preston Holder e Paul Taylor com o propósito de fotografar a Unemployed Exchange Association (UXA). Um ano mais tarde, em 1935, fez o seu primeiro filme, com Preston Holder, no UXA. Em Nova Iorque começou a trabalhar para o Harper´s Bazaar e para a revista Life, juntando-se à companhia Nykino.
No ano de 1937 trabalhou como operador de câmara na película The River. Entretanto demitiu-se da produtora Frontier Films e criou, juntamente com Ralph Steiner, a Americam Documentary Films Inc. Foi por essa altura que desistiu da fotografia para se dedicar a tempo inteiro ao cinema, realizando e produzindo filmes.
Entre 1965 e 1971 foi presidente da International Film Seminars (IFS), acumulando este cargo com a direção do Departamento de Cinema do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA), onde iniciou um programa de preservação de filmes. Foi também vice-presidente da International Federation of Film Archives (FIAF) e professor de artes dramáticas.
Em 1976, depois de um enfarte do miocárdio, resolveu regressar à fotografia, dedicando-se pela primeira vez à fotografia a cores.
Como referenciar: Willard Van Dyke in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 18:18:41]. Disponível na Internet: