William Klein

Fotógrafo norte-americano nascido em 1928, em Nova Iorque, no seio de uma família húngara.
A carreira artística de Klein começou em Paris em 1948 onde recebeu formação em pintura. Descobriu a sua paixão pela fotografia no princípio dos anos 50, tendo inicialmente experimentado a fotografia como meio de expressão abstrata, para logo depois ficar fascinado com as capacidades fotográficas de reproduzir o mundo real.
Em 1954 é contratado pela revista Vogue como fotógrafo de moda. A fotografia de moda de Klein caracterizava-se pela abordagem irónica e subjetiva. Na segunda metade dos anos 50, por encomenda do realizador cinematográfico, Federico Fellini realiza um trabalho fotográfico sobre a cidade de Roma (Rome, 1958), a que se seguem, sobre a mesma temática, os trabalhos sobre Moscovo e Tóquio (Moscou et Tokyo, 1961).
As imagens de Klein caracterizam-se pelo apurado uso das distâncias focais das objetivas fotográficas em relação ao tema, pela iluminação pouco convencional e por motivos desfocados pelo movimento que possuem.
No culminar da sua carreira dedica-se à produção e realização cinematográfica.
Como referenciar: William Klein in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 10:29:26]. Disponível na Internet: