Wim Mertens

Compositor belga nascido a 14 de maio de 1953, em Neerpelt. Depois de se licenciar em Ciências da Comunicação pela Universidade de Leuven, fez uma especialização em Musicologia na Universidade de Gent e estudou Teoria Musical e Piano nos conservatórios de Gent e de Bruxelas.
Em 1978, e seguindo as pisadas do pai, tornou-se proodutor na televisão belga, organizando concertos com Philip Glass e Michael Nyman, compositores seus conhecidos dos tempos da universidade. Aliás, Michael Nyman escreveu o prefácio da sua tese de doutoramento. Wim Mertens tinha também um programa de rádio, chamado "Funky Town", na rádio nacional belga (BRT Radio2), na sequência do qual editou, em conjunto com o seu colega Gust De Meyer, três álbuns com composições experimentais: For Amusement Only (1982), At Home - Not at Home e Vergessen.
Mertens sempre foi um compositor muito prolífero, com álbuns editados um após o outro com pequenos intervalos de tempo, uns com orquestra, outros a solo. O seu primeiro álbum piano/voz só foi editado em 1985, Maximizing the Audience, onde era audível a sua voz "falsetto". Em 1997 edita um álbum notável, Sin Embargo, onde regressa ao seu primeiro amor: a guitarra.
Em março de 1998 é nomeado embaixador cultural da Flandres.

Como referenciar: Wim Mertens in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-23 04:23:05]. Disponível na Internet: