Windows

O Windows é um software de interface gráfica que funciona baseado em janelas, da Microsoft Corporation. As primeiras versões do Windows necessitavam do DOS para funcionarem, era a partir deste que o Windows era iniciado. A primeira grande versão de sucesso do Windows foi o Windows 3.0, lançado em 1990. Só em 1995, com o lançamento do Windows 95, é que o Windows deixa de necessitar do DOS, para funcionar independentemente,ou seja, passou a ser um sistema operativo.

Cronologia de versões do Windows:

1985 – Apresentada a primeira versão do Microsoft Windows, o Windows 1.
1987 – É lançado o Windows 2 apresentando alguns melhoramentos em relação à versão anterior. Permitia a sobreposição de janelas e ícones e suportava memória expandida. Esta versão foi designada mais tarde por Windows/286.

1989 – Microsoft disponibiliza a versão Windows/386 que permitia correr várias aplicações ao mesmo tempo (multitasking) utilizando memória estendida.

1990 – É lançado Windows 3.0, a primeira versão de grande sucesso do Microsoft Windows, que se caracterizava pela possibilidade de gerir grandes quantidades de memória e por correr aplicações de 16-bit DOS e Windows.

1992 – Lançamento do Windows 3.1, uma evolução com importantes melhoramentos em relação à versão 3.0. Apresenta capacidades multimédia, fontes TrueType e OLE (Object Linking and Embedding). Com extensões Win32, possibilitava a execução 32-bit. A Microsoft lançou para o mercado versões ampliadas como o Windows for Workgroups 3.11, que permitia a utilização em rede, com acesso a ficheiros 32-bit.

1993 – Disponibilização comercial do Windows NT (Windows New Technology). Sistema operativo de 32-bit para estações de trabalho, servidores e rede. Pode ser utilizado em PC ou em computadores com processador Alpha. Bastante utilizado, na versão servidor, devido às suas maiores capacidades de segurança.

1995 – Bill Gates apresenta o Windows 95, um verdadeiro sistema operativo, com interface gráfica do utilizador, que corre aplicações 32-bit, não necessitando do DOS para funcionar. Algumas das suas funcionalidades são o plug-and-play, a existência do botão iniciar para lançamento das aplicações, a existência de um desktop, a possibilidade de criar atalhos e utilização de nomes de ficheiros longos.

1998 – É disponibilizado comercialmente o Windows 98. Caracteriza-se por uma maior integração com a Internet, facilitando a navegação no Windows, podendo personalizar o desktop como uma página Web.

2000 – Nasce o Windows 2000, sucessor do Windows NT, criado para empresas com um grande sistema de rede. Ainda neste ano é lançado o natural sucessor do Windows95 e 98, o Windows Me. Criado para uso do utilizador doméstico, contém um System Restore que permite voltar atrás na data e restaurar a configuração do software em caso de haver problemas, várias componentes multimédia como Windows Image Acquisition (WIA), Windows Movie Maker, Windows Media Player 7 e DirectPlay Voice Chat, entre outras aplicações.

2001 – O Windows XP foi apresentado ao público a 25 de outubro. Criado para substituir as anteriores versões do Windows, apresenta duas versões distintas: o XP Home Edition e o XP Professional Edition. Este sistema operativo baseia-se na tecnologia do Windows 2000 e para correr necessita que o PC possua um processador de, no mínimo, 233 MHz. Para além de muitas outras inovações, a apresentação gráfica do XP é mais atrativa do que a das versões anteriores do Windows, os seus menus são mais simples, fornece ferramentas para uma melhor performance do PC e avisa o utilizador quando é necessário proceder à atualização de aplicações.

2007 – lançamento oficial do Windows Vista™, disponível nas versões Home Basic, Home Premium, Business e Ultimate. Para que um computador possa correr este sistema operativo deve, pelo menos, ter um processador a 800 MHz, 512 MB de memoria RAM e placa gráfica compatível com DirectX 9. Para melhor se usufruir das capacidades do Windows Vista, a Microsoft aconselha a utilização de processadores de 32 ou 64 bits a 1 GHz, 1 GB de memoria RAM, placa gráfica compatível com Windows Aero com 128 MB de memória RAM e disco rígido de 40 GB com 15 GB livres. A próxima versão, com nome de código "Vienna", espera-se que seja lançada nos primeiros anos da próxima década.

Como referenciar: Windows in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 23:56:14]. Disponível na Internet: