Wladimir Kaminer

Escritor russo, nasceu em 1967, em Moscovo, na antiga União Soviética.
Na juventude frequentou uma escola de música, onde se graduou em teatro e televisão. Depois esteve um ano a trabalhar e fez o serviço militar, de onde saiu em 1989.
Aproveitando a liberdade que estava a surgir na Rússia por causa da Perestroika, em 1990 emigrou para a Alemanha, passando a viver em Berlim. Começou por trabalhar num projeto cultural ligado ao teatro subsidiado pelo estado alemão.
Só começou a escrever por volta de 1998, numa altura em que começava a ficar saturado do trabalho em companhias de teatro. Wladimir Kaminer optou por escrever em alemão, apesar da sua língua materna ser o russo.
Em finais de 2000 lançou o primeiro livro, Russendisko, que foi um grande sucesso de crítica e junto do público alemão. Nesta obra, Kaminer contou, com ironia, histórias reais e fictícias relativas à discoteca onde trabalhava ocasionalmente como disco-jockey, o Café Burger, assim como às pessoas que a frequentavam. Russendisko é o nome da noite em que Kaminer põe música, sempre de grupos russos. Aliás, esta noite temática deu origem a um disco. A discoteca, situada em Berlim, é frequentada essencialmente por russos e por outras pessoas oriundas do leste Europeu.
Nesta altura, Kaminer era também responsável por uma coluna de opinião num jornal de Frankfurt e por um popular programa de rádio. Ao mesmo tempo organizava palcos de leitura em Berlim com novos autores. No seguimento desse trabalho, em 2001 organizou uma antologia de novos autores intitulada Frische Goldjungs (nova juventude dourada).
Em 2001 Kaminer lançou Militarmusik, que chegou a Portugal em 2003, sendo a sua primeira obra editada em português. É um livro com algo de autobiográfico sobre o que se passou na Rússia entre 1967, o ano do nascimento do autor, e 1990, quando saiu do país.
Após o sucesso de Russendisko e Militarmusik, Waldimir Kaminer editou obras como Schonhauser Allee, Die Reise Nacj Trulala e Helden dês Alltagas que o confirmaram como um dos bons valores da nova literatura alemã.
Como referenciar: Wladimir Kaminer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 06:07:35]. Disponível na Internet: