World Trade Center

Complexo comercial composto por sete edifícios situado em Manhattan, Nova Iorque. Encontrava-se em terceiro lugar na lista dos edifícios mais altos do mundo, pois dele faziam parte dois arranha-céus de 110 andares, também conhecidos por "Twin Towers" ("Torres Gémeas").

O projeto deste complexo esteve a cargo do arquiteto Minoru Yamasaki. Demorou aproximadamente dez anos a ser concluído, desde a fase de conceção em 1966 até à fase final da sua construção em 1977. O material usado era constituído essencialmente por uma estrutura em aço e vidro.

No World Trade Center estavam instaladas mais de 400 empresas, entre elas multinacionais, corretoras e bancos.

Foi alvo de dois atentados terroristas. O primeiro foi a 27 de fevereiro de 1993, um carro armadilhado estacionado no parque subterrâneo explodiu provocando graves danos e perdas. O segundo teve lugar a 11 de setembro de 2001 e é considerado o maior ataque terrorista de sempre.

Dois aviões foram desviados da sua rota e colidiram intencionalmente com as duas torres provocando grandes explosões e, consequentemente, a sua derrocada. Morreram mais de 2700 pessoas. Sensivelmente à mesma hora também o Pentágono em Washington sofre o mesmo tipo de ataque.
Como referenciar: World Trade Center in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-27 12:17:05]. Disponível na Internet: