wrestling

O wrestling é um desporto de luta de origem norte-americana que, entretanto, se espalhou por muitos outros países, especialmente da América Latina, como o México e o Brasil. No entanto, é conhecido e seguido em todo mundo devido à televisão. É um espetáculo muito mediático graças ao aparato que envolve. Os lutadores vestem roupas espalhafatosas e coloridas e quase representam personagens. Apesar de muita gente acusar as pessoas envolvidas nesta atividade, desde atletas a empresários, de combinarem previamente os resultados dos combates, ninguém confirmou ou reconheceu que tal acontecesse. No meio de tudo isto, há quem tenha relutância em encarar o wrestling como desporto, embora não seja por isso que deixem de apreciar este espetáculo. Dado que o wrestling profissional surgiu ainda no século XIX como atração circense, não é de espantar que se faça a confusão entre desporto e espetáculo.
A Aliança Nacional de Wrestling (NWA) nasceu em 1877, mas, oficialmente, só foi constituída muito depois, em 1948. No início da década de 60, o campeão NWA era Buddy Rogers, mas o seu empresário, Toots Mondt, da região noroeste dos Estados Unidos da América, foi criticado por raramente o deixar defender o seu título (representado por um cinto) fora dessa zona. Em janeiro de 1963, os empresários Vince McMahon Sr. e Mondt afastaram-se da NWA por ter sido retirado a Rogers o cinto, para ser entregue a Lou Thesz. Pouco depois, em abril, esta dupla de promotores elegeu Buddy Rogers como campeão da World-Wide Wrestling Federation (WWWF) (Federação Mundial de Wrestling), com a justificação que ele tinha ganho um torneio no Brasil, no Rio de Janeiro. No entanto, esse torneio era acusado de ser fictício. Entretanto, em 1971 a WWWF juntou-se à NWA, com o estatuto de evento regional, o que levou o seu título de campeão a ser também despromovido à condição de título regional.
Em 1979 a WWWF mudou a designação para WWF, enquanto o título dos Estados Unidos passou a ser atribuído através do campeonato da World Wrestling Federation-Intercontinental. Esta federação permaneceu filiada na NWA até 1983, altura em que Vince McMahon Jr. tomou conta dela. Ele promoveu um afastamento entre as duas organizações. O título de pesos-pesados passou a ser atribuído pelo campeonato da World Wrestling Federation, mas agora sem limitações territoriais. O evento passou a fazer então tournées por todo o país. A WWF, é hoje em dia, a principal instituição deste desporto/espetáculo e dita as leis para as restantes organizações, que seguem as alterações por si impostas destinadas a acompanhar o evoluir do tempo e do gosto dos milhões de espectadores e telespectadores. Até porque o merchandising é uma parte fundamental deste negócio.
Hulk Hogan é o mais famoso dos praticantes de wrestling. Começou a sua carreira em 1978, na WWF, mas não obteve sucesso logo de imediato. Resolveu, então, partir para o Japão onde, aí sim, ganhou muitos combates e notoriedade.
Regressou em grande aos Estados Unidos, participando nos combates promovidos pela American Wrestling Association (AWA). Fora dos ringues também ganhou fama a partir do momento em que entrou no filme Rocky III, em 1982, com Sylvester Stallone. No ano seguinte regressou à WWF e, em 1984, sagrou-se campeão.
A fama de Hulk Hogan cresceu de tal forma na década de 80 que levou a que os combates se passassem a realizar em arenas cada vez maiores e que fosse lançada uma série de produtos com a marca WWF, como lençóis, bonecos, banda desenhada, discos, gelados, etc.
Em 1985 surgiu a Wrestlmania, um evento televisivo pay-per view (sistema em que o telespectador paga para ver o programa que escolhe) promovido pela WWF que deu origem ao desporto de entretenimento, já que combinava o puro espetáculo com o wrestling profissional. Isto transformou o wrestling num grande negócio, já que recintos de todos os Estados Unidos passaram a encher-se de gente para ver os combates/espetáculos.
Hogan ganhou vários títulos ao longo da sua carreira mas o mais importante aconteceu no Wrestlmania III, num pavilhão no Michigan, onde em 1987 bateu Andre, The Giant, perante uma assistência recorde de 93 000 pessoas.
Como referenciar: wrestling in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-19 10:53:34]. Disponível na Internet: