Xbox

A Xbox da Microsoft é uma consola de jogos criada com o intuito de aproveitar ao máximo as potencialidades da plataforma Microsoft. Apresentada nos EUA a 15 de novembro de 2001 e na Europa, nomeadamente em Portugal, a 14 de março de 2002, esta consola permite experiências de jogo bastante realistas e intensas. A existência desta poderosa consola foi dada a conhecer ao mundo por Bill Gates na Games Developers Conference, em São Francisco, em março de 2000. Nessa altura, a Xbox funcionava apenas a 20% da sua capacidade final mas, ainda assim, surpreendeu a audiência, nomeadamente os programadores de jogos, pelas suas múltiplas potencialidades, tanto no que diz respeito à jogabilidade como às suas características técnicas que permitem a criação de jogos mais complexos.
A Xbox é composta por três processadores: um CPU - processador a 733 MHz, um GPU - unidade de processamento gráfico da Nvídia a 233 MHz e um MCP (Media Comunications Processor) dedicado ao processamento de áudio e à gestão de rede; uma memória de 64 MB UMA; tem uma largura de banda da memória de 6,4 GBps (gigabytes por segundo); e um leitor frontal de DVD.
Os jogos criados para a Xbox têm uma grande qualidade gráfica e aproveitam as excelentes capacidades da consola a nível gráfico e áudio. A capacidade de processamento gráfico da Xbox é cerca de 3 vezes superior ao habitual em consolas e esta conta com 256 canais de áudio, dos quais 64 são canais de som 3D e com sistema Dolby 5.1. O objetivo da Microsoft foi o de criar uma consola que revolucionasse os jogos, sobretudo os jogos multijogador. Cada consola tem quatro portas para controladores e com o cabo de ligação Xbox, um dos periféricos disponíveis para esta consola, torna-se possível a participação de 16 jogadores, em disputa direta ou em modo cooperativo.
A Xbox foi concebida de raiz para usufruir inteiramente dos videojogos online em banda larga. Para cumprir esse objetivo, a consola está equipada com um disco rígido de 8 GB e uma porta Ethernet para banda larga. A Xbox não é apenas mais uma consola, é um sistema de videojogos composto por uma consola e vários periféricos.
A linha de periféricos Xbox é composta pelo Controlador Xbox, Kit DVD Vídeo Xbox, necessário para a reprodução de filmes DVD, Kit Avançado Xbox, um adaptador RF e cabo de conexão que faz a ligação entre duas consolas para permitir um maior número de jogadores.
Em relação aos jogos para a Xbox existem vários títulos disponíveis no mercado. Dependendo dos gostos é possível escolher entre corridas de carros, jogos de basquetebol, estratégia, jogos de ação e aventura, etc.
Como referenciar: Xbox in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 01:45:51]. Disponível na Internet: