Xbox 360

Consola de jogos de vídeo de sétima geração, produzida pela Microsoft, a Xbox 360 começou a ser comercializada em Portugal em 2005. Apresentada ao público pela primeira vez a 12 de maio de 2005 através de um programa no canal MTV, a Xbox 360 foi lançada nos Estados Unidos da América e no Canadá a 22 de novembro, e na maior parte dos países da Europa (Portugal incluído) a 2 de dezembro do mesmo ano.
A estreia da Xbox 360 foi um sucesso imediato, com os compradores a esgotarem completamente a oferta disponível em diversos países, logo no primeiro dia.
No caso da Europa, a Microsoft disponibilizou 300 mil consolas para o lançamento oficial, mas também aqui este número demonstrou ser insuficiente para satisfazer a enorme procura; até ao final do ano, outras 200 mil unidades foram vendidas neste mercado, perfazendo um total de cerca de 500 mil consolas vendidas em apenas um mês, só no espaço europeu. Foi originalmente disponibilizada em duas versões: a Xbox Core e a Xbox Premium.
Ambas estão equipadas com um processador IBM "Xenon triple-core" de três núcleos, cada um dos quais a 3.2 GHz, 512 MB de memória GDDR3 a 700 MHz, placa de som 5.1 capaz de reproduzir a 7.1 no caso dos filmes HD-TV, e uma unidade de processamento de gráficos baseada num chip "Xenos", fabricado pela ATI.
O leitor de DVD multiformatos a 12x, incorporado de série, permite a reprodução não apenas dos jogos produzidos para o sistema, que são armazenados em disco DVD de duas camadas, mas também de filmes em DVD, CD de áudio, WMA (Windows Media Áudio) e WMV (Windows Media Video), MP3, e ainda imagens em formato JPEG.
A versão base (Xbox 360 Core) da consola vem acompanhada de um controlador Xbox 360 com fio e um cabo de ligação áudio/vídeo com adaptador SCART; já a versão Premium traz de série um controlador wireless (sem fios), um disco rígido com capacidade para 20 GB, auscultadores Xbox 360, cabo de componente HD AV com adaptador SCART, cabo Ethernet para ligação de rede e o controlo remoto multimédia Xbox 360.
Ambas possuem três portas USB 2.0 que permitem a ligação de acessórios como o leitor de HD-DVD ou o adaptador de rede wireless, vendidos como opcionais, ou de igual número de controladores com fio, sendo no entanto possível ligar até quatro controladores wireless.
Em abril de 2007 a Microsoft lançou uma nova versão desta consola no mercado americano, a Xbox 360 Elite; este modelo, de cor negra, conta com uma saída digital de alta definição HDMI, um disco rígido de 120 GB, e tem lançamento previsto no mercado europeu para 24 de agosto de 2007.

Como referenciar: Xbox 360 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 08:28:55]. Disponível na Internet: