Yaren

Aspetos Geográficos
Capital de facto e distrito de Nauru, Yaren localiza-se no Sudoeste da ilha de Nauru, situada no oceano Pacífico, 40 km a sul do equador, a meia-distância entre a Austrália e o Havai. A sua altitude média é de 25 metros e a superfície apenas de 1,5 km2. Possui cerca de 1100 habitantes (2006).
História e Monumentos
Inicialmente habitada pelos micronésios e polinésios, a região tornou-se parte da colónia alemã no final do século XIX. Em 1914, foi anexada pela Austrália e ocupada pelos japoneses em 1942. Em 1945, foi recuperada pela Austrália e tornou-se território sob jurisdição das Nações Unidas. Em 1968, atingiu a independência. O seu monumento mais importante é o Parlamento da República.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Yaren é a capital de facto do país, visto que alberga o Parlamento e a maioria das instituições governamentais. Mas Nauru não tem nenhuma capital oficial. Se excluirmos o Vaticano, Yaren é a capital de um estado independente menos populosa do mundo, com pouco mais de 1000 habitantes. Em Yaren podemos encontrar também um lago subterrâneo, uma esquadra da polícia e um centro de telecomunicações, para além do aeroporto. O turismo não tem grande expressão.

Economia
Yaren ostenta a sua importância graças ao Parlamento e às funções administrativas que concentra. A sua prosperidade adveio essencialmente dos fosfatos, vendidos como fertilizantes para muitos países, mas as suas reservas quase esgotadas já não o asseguram. Os seus habitantes não pagam impostos e são quase todos empregados do Estado. É servida pelo aeroporto internacional de Nauru.
Como referenciar: Porto Editora – Yaren na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-07 18:55:10]. Disponível em