Yo-Yo Ma

Violoncelista norte-americano nascido a 7 de outubro de 1955, em Paris, França.
Filho de pais chineses e ligados à música, Yo-Yo Ma começou a estudar violoncelo, com o pai, aos quatro anos de idade. Um ano depois, deu o seu primeiro recital e, aos nove, mudou-se com a família para Nova Iorque, tendo estudado na Escola Juilliard. Em 1970, num concerto conduzido por Leonard Bernstein, o maestro reparou no talento do jovem. Em 1976, concluiu os estudos em Humanidades na Universidade de Harvard, em Boston. Durante os verões, Yo-Yo Ma participou nos Festivais de Música Marlboro, em Vermont.
Concluído o curso, dedicou-se inteiramente ao violoncelo e, em 1978, ganhou o Prémio Avery Fisher apenas atribuído aos melhores músicos do mundo. Em 1991, foi-lhe atribuído o doutoramento Honoris Causa em Música pela Universidade de Harvard. Yo-Yo Ma realiza inúmeros concertos por todo o mundo e toca sobretudo em dois instrumentos antigos, um violoncelo Montagnana de 1733 e um Stradivarius de 1712, que lhe foi legado por Jacqueline du Pré. Editou já vários discos de música clássica, sobretudo reportório barroco e de diversos géneros musicais, como tangos argentinos, melodias tradicionais chinesas, música brasileira, e já ganhou 15 prémios Grammy. Participou também como intérprete musical em filmes, como Crouching Tiger, Hidden Dragon (2000, O Tigre e o Dragão), Nagoyqatsi (2002) e Memories of a Geisha (2005, Memórias de uma Gueixa).
Em 2001, integrou o projeto Silk Road que tem como objetivo criar pontes entre as várias culturas musicais dos Estados Unidos da América, da Europa e da Ásia, gravando, para isso, discos que denotem essa mistura musical e cultural.
Yo-Yo Ma recebeu algumas distinções, como o Prémio Glenn Gould, em 1999, o título honorário Doutor de Artes Musicais pela Universidade de Princeton e, em janeiro de 2006, foi nomeado, por Kofi Annan, embaixador da paz da ONU.
Como referenciar: Yo-Yo Ma in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 12:00:06]. Disponível na Internet: