Yoichiro Nambu

Físico japonês de nacionalidade norte-americana, Yochiro Nambu nasceu a 8 de janeiro de 1921, em Tóquio. Estudou Física na Tokyo Imperial University, onde concluiu, em 1952, a sua formação superior científica. No entanto, em 1949 era já professor associado na Universidade de Osaka. Em 1952, foi convidado para aprofundar o seu estudo no Institute for Advanced Study, em Princeton, nos EUA. Depois disso, mudou-se para a Universidade de Chicago onde foi professor durante mais de 50 anos. Trabalha no Enrico Fermi Institute, nessa mesma universidade.
Tendo como influência alguns estudos existentes sobre a supercondutividade, Nambu sugeriu que algumas simetrias nas leis da Física das partículas elementares estariam ou escondidas ou quebradas. A descoberta do princípio da quebra espontânea de simetria por Nambu foi revolucionária para a Física e está presente em toda a física das partículas moderna. Um dos objetivos do grande acelerador de hadrões (LHC – Large Hadron Collider), o grande acelerador de partículas construído na fronteira da Suíça e da França, é conseguir descobrir uma partícula denominada bosão de Higgs, que os cientistas acreditam ser responsável pela quebra de simetria entre o eletromagnetismo e a chamada força nuclear fraca. Uma analogia muito usada pelos físicos para explicar este fenómeno é a seguinte: imagina-se um lápis a equilibrar-se sobre o bico, numa mesa; enquanto está equilibrado, está em perfeita simetria com todas as direções da mesa; ao desequilibrar-se, o lápis define uma direção para a qual vai tombar e, desta forma, a simetria é quebrada.
As descobertas de Nambu e a sua contribuição para a Física valeram-lhe a atribuição de diversos prémios, dos quais se destacam o J. Robert Oppenheimer Prize, a National Medal of Science, a Order of Culture, a Planck Medal e o Wolf Prize.
Em 2008, foi distinguido com o Prémio Nobel da Física pela descoberta da quebra espontânea de simetria, na física das partículas elementares, prémio que partilhou com os cientistas Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa, cujos estudos deram continuidade à descoberta de Nambu.
Como referenciar: Yoichiro Nambu in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 21:42:48]. Disponível na Internet: