Zamora

Província da Espanha Central incluída na Comunidade Autónoma de Castela e Leão, com capital na cidade de Zamora. Faz fronteira com as seguintes províncias: Leão a norte, Valhadolid a este, Salamanca a sul; Ourense a noroeste, e Portugal delimita-a a oeste.
Tem uma superfície de 10 561 km2. A população absoluta da província de Zamora é de 197 492 habitantes, o que equivale a 0,44% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 18,7 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
Localiza-se no planalto de Castela a Velha na submeseta setentrional e é atravessada pelo rio Douro.
Tem um clima mediterrânico de feição continental, com invernos frios e verões quentes. As chuvas ocorrem especialmente na primavera e no outono.
Embora a sua existência remonte aos romanos e visigodos, o nome atual parece proceder da dominação germânica ou muçulmana.
Para além de conter um numeroso espólio de arte românica, que faz com que Zamora seja conhecida por "a cidade do românico", há a destacar a Catedral, construída no século. XII, com o seu característico zimbório de influência bizantina.
A celebração da Semana Santa em Zamora foi declarada de interesse Turístico Internacional.
O Tratado de Zamora, conferência de paz realizada entre D. Afonso Henriques e o rei Afonso VII de Castela e Leão, a 5 de outubro de 1143, marca a data da independência de Portugal e o início da dinastia afonsina.
Como referenciar: Porto Editora – Zamora na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-22 19:29:44]. Disponível em