Zé de Vasconcelos

Humorista brasileiro nascido em 1926, no Estado do Acre, no Brasil. Iniciou a sua carreira aos 16 anos em São Paulo, chamando a atenção por ser muito magro e por usar óculos bastante graduados.
Com 18 anos, passou a ser comediante profissional, tendo sido contratado para fazer humor na Rádio Clube e na Rádio Nacional.
Posteriormente, o seu sucesso foi crescendo em todo o país e passou por outras estações de rádio, fez teatro e esteve presente em diversos canais de televisão brasileiros. Zé de Vasconcelos foi considerado um dos maiores humoristas brasileiros. Depois dos 70 anos, Zé de Vasconcelos, desiludido com o humor praticado na televisão brasileira, dedicou-se a fazer palestras, shows e cursos de pensamento positivo. Por pensar que tudo o que conquistou de bom surgiu do humor e do pensamento positivo, resolveu partilhar isso com as pessoas, através da divulgação da sua fórmula de sucesso nos cursos de pensamento positivo ministrados em Campinas, no Interior do Estado de São Paulo. Assim, fez em 2000 uma parceria com uma empresa de Campinas, a Actius Consultoria, Liderança e Desenvolvimento. Um dos cursos proferidos por Zé de Vasconcelos chamava-se "O Pensamento Positivo na Terceira Idade". A atividade da empresa dirige-se também a empresários e profissionais de diversos ramos, nomeadamente através de cursos de Programação Neurolinguística.
Nesse sentido, publicou ainda dois livros de autoajuda intitulados Os Caminhos do Sucesso e O Cristo Inédito.
No entanto, continuou com os seus espetáculos ao vivo, como "o Rei do Riso", com o qual passou por diversas cidades brasileiras.
Paralelamente à carreira de humorista e conferencista, também se dedicou ao negócio da restauração, tendo aberto o restaurante "A Toca do Zé", em Itatiba, Campinas.
Como referenciar: Zé de Vasconcelos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 19:51:48]. Disponível na Internet: