zigotia

O zigoto ou ovo é a primeira célula de um ser vivo gerado sexuadamente. Por vezes, o ovo, resultado da fecundação entre um óvulo e um espermatozoide, divide-se e origina dois ovos, iguais quanto ao património genético, que se vão desenvolver autonomamente. Teremos, então, como resultado gémeos monozigotos, monozigóticos ou univitelinos, porque resultaram do mesmo zigoto, aos quais popularmente se chama "gémeos verdadeiros".
A maioria dos seres vivos é diploide, tem 2n cromossomas, o que significa que recebeu n cromossomas por via materna e n cromossomas por via paterna. Diz-se que um indivíduo é homozigótico quando tem dois alelos iguais para um determinado loci, e heterozigótico quando os dois alelos são diferentes. A hemizigotia refere-se à situação em que só há um alelo para determinados locus. Temos o exemplo do homem onde há alelos do cromossoma X que não têm alelos que lhes correspondam no cromossoma Y.
Como referenciar: Porto Editora – zigotia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 12:17:41]. Disponível em