Artigos de apoio

Zorba, o Grego
Filme dramático coproduzido pela Grécia e os EUA, Alexis Zorbas foi realizado em 1964 por Michael Cacoyannis e interpretado por Anthony Quinn, Alan Bates, Irene Papas, Lila Kedrova e George Foundas, entre outros. O argumento foi escrito pelo realizador, adaptando uma obra literária da autoria de Nikos Kazantzakis.
O filme inicia-se com a chegada à Grécia de Basil (Alan Bates), um jovem escritor inglês, para tentar descobrir a sua própria identidade e raízes. Quando viaja até à ilha de Creta para relançar uma mina herdada do seu pai, grego, acaba por juntar-se a Alexis Zorba (Anthony Quinn), um carismático grego que também pretende trabalhar na mina. Zorba quase o obriga a aceitá-lo e a estranha dupla instala-se num hotel gerido por Madame Hortense (Lila Kedrova), uma prostituta francesa e ex-bailarina de cabaré. Zorba começa a cortejar Hortense e encoraja Basil a fazer o mesmo com uma bela viúva (Irene Papas), muito cobiçada pelos homens locais. A mina estava a precisar de reparações e o prestável Zorba junta um grupo de homens para as operações necessárias. Entretanto, Madame Hortense ajuda Basil a ultrapassar a sua timidez e a ganhar coragem para visitar a viúva. Basil acaba por conseguir uma relação com a viúva e a sua vida é totalmente mudada pela energia e influência de Zorba. Depois de diversas vicissitudes, Zorba executa uma lendária dança que ilustra a filosofia positiva da sua personagem. Anthony Quinn conferiu uma aura mágica a esta sequência, que se tornou reconhecida, símbolo da personagem alegre, mas algo animalesca, que encarnou, talvez a mais memorável da sua carreira.
Apesar da sua estrutura desequilibrada, este filme possui momentos excelentes e foi de alguma forma inovador na sua linguagem e na irreverência do seu sentido de humor. Destaque ainda para a bela banda sonora de Mikis Theodorakis.
Venceu dois Óscares - Melhor Fotografia a Preto e Branco e Melhor Direção Artística -, tendo sido nomeado para mais cinco (Melhor Filme, Realizador, Ator Principal, Atriz Secundária e Argumento Adaptado). Foi ainda nomeado para cinco Globos de Ouro.
Como referenciar: Zorba, o Grego in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-16 16:23:55]. Disponível na Internet: