ZX Spectrum

O ZX Spectrum foi a terceira criação do empresário Britânico Clive Sinclair na área dos microcomputadores. O aparecimento desta máquina era quase obrigatório depois da grande difusão alcançada pelos seus antecessores. Baseando-se no microprocessador Zilog Z80A com uma frequência de relógio de 3,5 MHz, o ZX Spectrum era apresentado em duas versões básicas: uma com 16 KB e outra com 48 KB de memória RAM, no entanto a versão mais fraca poderia sofrer uma expansão interna de memória por forma a igualar a versão de 48 KB. Estas máquinas possuíam uma memória ROM de 16 KB que continha o sistema operativo e um interpretador de BASIC. O ZX Spectrum era alimentado por uma tensão de 9V fornecida através de um transformador externo à máquina. Relativamente ao seu teclado, era constituído por quarenta teclas multifuncionais de borracha dura com as letras serigrafadas. As teclas atuavam diretamente sobre um teclado de plástico Mylar criando assim um conjunto bastante fiável e barato. O ZX Spectrum permitia utilizar como monitor um convencional recetor de TV, que poderia ser a preto e branco ou a cores. Quando em modo de caracteres, o ZX Spectrum utilizava 24 linhas de 32 caracteres enquanto que em modo gráfico utilizava uma matriz de 192 por 256 pixeis. Para memória auxiliar o Spectrum permite utilizar um convencional gravador de cassetes por forma a gravar ou ler informações externas. A velocidade de transferência de dados entre o microcomputador e o gravador poderia atingir os 1500 bauds. A Sinclair disponibiliza ainda uma memória baseada numa unidade de micro disco com a capacidade de armazenamento de 85 KB e o ZX Spectrum admite a utilização simultânea de até oito destas unidades. Devido ao seu baixo custo e facilidade de utilização o ZX Spectrum alcançou grande popularidade em todo o mundo. Esta popularidade fez aparecer no mercado bastante software e bibliografia que permitiam aos utilizadores explorarem as características das suas máquinas.
Só o evoluir dos tempos e o aparecimento de novas máquinas fez com que o ZX Spectrum fosse perdendo a sua popularidade, no entanto, será sempre um marco importante na história da microinformática.
Como referenciar: ZX Spectrum in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 21:16:40]. Disponível na Internet: