Campanha de Aniversário da Escola Virtual
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

A Guerra das Estrelas

Filme de ficção científica (Star Wars, no original) realizado e produzido por George Lucas em 1977. É uma das obras mais populares e lucrativas de sempre do cinema. O filme deu também o nome a uma trilogia, completada por O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back, 1980), realizado por Irving Kerschner, e O Regresso do Jedi (The Return of the Jedi, 1983), realizado por Richard Marquand. Lucas foi sempre o responsável pela produção.

No elenco, destacavam-se Mark Hamill (no papel de Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (a princesa Leia) e Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi) num dos seus últimos papéis importantes. Apesar do imenso sucesso da trilogia, apenas Harrison Ford seria depois capaz de construir uma carreira consistente.
Cartaz do filme "Star Wars" (A Guerra das Estrelas, 1977), realizado e produzido por George Lucas

A Guerra das Estrelas é uma história de ficção científica (com naves e batalhas espaciais, autómatos, feixes de luz, espécies estranhas convivendo com seres humanos, e efeitos especiais revolucionários) misturada com aspetos profundamente enraizados no folclore, como o conflito cósmico entre o Mal e o Bem (o império, por um lado, e os resistentes e os cavaleiros Jedi, por outro) e o tema dos poderes fantásticos subjacentes a toda a realidade (a Força).

Na saga d'A Guerra das Estrelas, o grande símbolo do Mal é Darth Vader, um cavaleiro Jedi que se passou para as forças malignas. No vigésimo aniversário da estreia, em 1997, foi anunciada a realização de uma nova trilogia, que conta as aventuras de Vader quando era um Jedi (a trilogia existente, portanto, é formada pelos 4.o, 5.o e 6.o episódios da história). Ao mesmo tempo, foram exibidas versões restauradas digitalmente e trabalhadas em computador, com inserção de novos efeitos especiais e novas cenas, dos três filmes conhecidos.

Tal como foi anunciado em 1997, após dezasseis anos de interregno, desde O Regresso de Jedi em 1983, George Lucas lançou, nos EUA, a 19 de maio de 1999, um novo filme da saga A Guerra das Estrelas, intitulado Star Wars: Episode I - The Phantom Menace (Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma), protagonizado por Liam Neeson, Ewan MacGregor e Samuel L. Jackson. Em 2002, foi lançada a segunda parte da segunda trilogia, intitulada Star Wars: Episode II - Attack of the Clones (Star Wars - Episódio 2 - O Ataque dos Clones); e, em 2005, o terceiro episódio intitulado Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith (Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith).
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – A Guerra das Estrelas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-31 09:17:35]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov