Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Azerbaijão

Geografia
País do sudoeste da Ásia. Situado no leste da Transcaucásia, ocupa a zona sul da cordilheira do Cáucaso e abrange uma superfície de 86 600 km2, incluindo os enclaves de Nagorno-Karabakh e de Nakhitchevan. Encontra-se limitado pela Rússia a norte; pelo mar Cáspio a leste; pelo Irão a sul; e pela Arménia e pela Geórgia a oeste. As cidades mais importantes são Baku, a capital, com 1 240 80 (2004) habitantes (2 139 000 habitantes na área metropolitana [2004]), Giandja (304 500 hab.) (2004), Soumgait (281 700 hab.) (2004) e Mingechaour (100 500 hab.) (2004).
Clima
Nas terras baixas o clima é semiárido, com precipitações fracas e com verões quentes e invernos suaves. No sudeste, a precipitação é mais abundante e ocorre sobretudo no verão. Nas áreas montanhosas, o clima é agreste, com baixas temperaturas e frequentes quedas de neve.
Economia
Durante o domínio soviético, assistiu-se a um aumento da extração de petróleo e de gás natural, para além do desenvolvimento da produção de maquinaria e de produtos alimentares. Depois do desmembramento da União Soviética, a produção de petróleo diminuiu, mas nos últimos anos a extração petrolífera tem aumentado substancialmente, mercê dos investimentos de companhias estrangeiras. A indústria predomina no país e abrange a produção de produtos químicos, fertilizantes, herbicidas, combustíveis, aço, plásticos, materiais de construção, têxteis, calçado e produtos alimentares. As culturas dominantes são o algodão, o tabaco, a uva, o chá, o trigo, os legumes e a batata. Os principais parceiros comerciais do Azerbaijão são a Rússia, o Irão, a Turquia e o Reino Unido.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas,1999), é de 4,2.
População
O Azerbaijão possui uma população de 7 961 619 habitantes (est. 2006), o que corresponde a uma densidade de aproximadamente 91,36 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 20,74%o e 9,75%o. A esperança média de vida atinge 63,85 anos. O valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,744 (2001) (IDG sem dados). Estima-se que em 2025 a população seja de 9 453 000 habitantes. As etnias principais são a azeri (90%), a dagestani (3,2%), a russa (2,5%), e a arménia (2%) e outras (2,3%). As religiões com maior expressão são a muçulmana xiita (70%) e a muçulmana sunita (30%). A língua oficial é o azeri.
História
Ao longo dos séculos, o Azerbaijão foi disputado por Árabes, Turcos, Mongóis e Iranianos. No início do século XIX, e depois de várias guerras, a Rússia conquistou o território aos Persas. Depois da Revolução Russa, em 1917, o país declarou a independência, mas em 1920 foi invadido pelo Exército Vermelho Soviético e, no mesmo mês, foi formalizada a República Socialista Soviética do Azerbaijão. Entre 1922 e 1936, o Azerbaijão fez parte da Federação das Repúblicas Socialistas Soviéticas da Transcaucásia e, em 1936, tornou-se numa república de pleno direito. Em agosto de 1991 declarou a independência e, nesse mesmo ano, passou a integrar a Comunidade de Estados Independentes (CEI). No ano seguinte foi admitido na Organização das Nações Unidas (ONU).
No final da década de 1980, a Arménia tentou conquistar o enclave de Nagorno-Karabakh. Imediatamente, o Azerbaijão defendeu o seu território e, em 1988, derrotou as forças inimigas. Depois de algum tempo, as disputas reacenderam-se e, em 1992, o Azerbaijão impôs um embargo comercial e energético à Arménia. Mesmo assim, os conflitos entre ambos os países pela posse do enclave têm continuado. Em 1994 a Arménia apoderou-se não só de Nagorno-Karabakh mas também de uma parte significativa do Azerbaijão, tendo como consequência o enfraquecimento da economia em ambas as partes.

Bandeira do Azerbaijão
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Azerbaijão na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-29 11:14:46]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais