A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura1 min

Cantiga de amigo
favoritos

A par da cantiga de amor e da cantiga de escárnio e maldizer, a cantiga de amigo é um dos três grandes géneros em que se divide a lírica galego-portuguesa.

A cantiga de amigo, colocando em cena uma donzela em situações da vida popular rural ou num ambiente doméstico, distingue-se por nela um sujeito enunciador feminino confidenciar à natureza, à mãe ou às amigas, o amor ou saudade de um amigo muitas vezes ausente. Formalmente, a cantiga de amigo privilegia o uso do refrão, do paralelismo e de esquemas estróficos breves.

Evocando uma época primacial da história da poesia românica, encetada pelas carjas, as cantigas de amigo, pelos seus processos formais repetitivos e por uma certa participação anímica dos elementos da paisagem, remetem para um primitivismo que sobreviveu à influência da poesia provençal, conhecendo entre os seus mais exímios compositores o rei D. Dinis.

Simultaneamente, a cantiga de amigo remete para um contexto em que o poema, enquanto forma literária, não conhece autonomia relativamente à música, ao canto e até à coreografia, embora tenha chegado até nós apenas a notação musical de seis cantigas de Martin Codax (Pergaminho Vindel) e de sete cantigas de D. Dinis (fragmento Sharrer).

De acordo com o tema tratado, as cantigas de amigo podem denominar-se alva, alba ou alvorada, barcarola ou marinha, bailia ou bailada e cantiga de romaria.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Cantiga de amigo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cantiga-de-amigo [visualizado em 2026-06-09 13:40:33].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre