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Cavernas de Ajanta
Situadas na Índia a norte de Maharashtra, datam do século II a. C. com o auge das comunidades budistas sunga-andhra e entram em decadência, permanecendo esquecidas a partir do século VII. O seu esplendor ocorre entre os séculos IV e V com a era gupta cujos monarcas pertenciam à dinastia Vakataka, com o desenvolvimento da arquitetura e escultura budista rupestre.
Quando estas cavernas foram descobertas em 1819 por John Smith as estruturas cavadas na falésia estavam ocultas pela densa vegetação que depois de retirada trouxe à luz um importante mosteiro budista composto por 30 cavernas entre viharas e shaityas. As capelas chaityas são geralmente marcadas pela sobriedade e os recintos monásticos ou viharas ficam sobrepostos e ligados por escadas, seguindo o modelo arquitetónico das construções em madeira.
Para além do excelente exemplo arquitetónico, mostra-nos também uma enorme quantidade de esculturas e de pinturas. Estas últimas cobrem todo o interior do mosteiro. As que melhor ilustram o apuramento técnico da época gupta são as que se encontram nos murais dos viharas I, II, XVI e XVII, patente no tratamento ilusório dos temas como se se tratasse de um palco. A temática prende-se sobretudo com a representação das vidas anteriores de Buda, as jatakas.
O ambiente palaciano e alegre ressalta dos murais com figuras nuas tomando atitudes profanas, salientando-se a abundância de representações femininas. Os painéis pequenos relatam os episódios mais importantes da vida de Buda e as paredes mais amplas servem para desenvolver grandes narrativas.
A área das cavernas de Ajanta foi integrada na lista de Património Mundial da UNESCO em 1983.
Quando estas cavernas foram descobertas em 1819 por John Smith as estruturas cavadas na falésia estavam ocultas pela densa vegetação que depois de retirada trouxe à luz um importante mosteiro budista composto por 30 cavernas entre viharas e shaityas. As capelas chaityas são geralmente marcadas pela sobriedade e os recintos monásticos ou viharas ficam sobrepostos e ligados por escadas, seguindo o modelo arquitetónico das construções em madeira.
Para além do excelente exemplo arquitetónico, mostra-nos também uma enorme quantidade de esculturas e de pinturas. Estas últimas cobrem todo o interior do mosteiro. As que melhor ilustram o apuramento técnico da época gupta são as que se encontram nos murais dos viharas I, II, XVI e XVII, patente no tratamento ilusório dos temas como se se tratasse de um palco. A temática prende-se sobretudo com a representação das vidas anteriores de Buda, as jatakas.
O ambiente palaciano e alegre ressalta dos murais com figuras nuas tomando atitudes profanas, salientando-se a abundância de representações femininas. Os painéis pequenos relatam os episódios mais importantes da vida de Buda e as paredes mais amplas servem para desenvolver grandes narrativas.
A área das cavernas de Ajanta foi integrada na lista de Património Mundial da UNESCO em 1983.
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Porto Editora – Cavernas de Ajanta na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-28 17:03:34]. Disponível em
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