Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Eslováquia

Geografia
País da Europa Central. Possui uma área de 48 845 km2 e faz fronteira com a República Checa, a oeste, a Polónia, a norte, a Ucrânia, a leste, a Hungria, a sul, e a Áustria, a sudoeste. As cidades mais importantes são Bratislava, a capital, com 428 800 habitantes (2004), Kosice (232 300 hab.) e Presov (92 100 hab.). O território é predominantemente montanhoso.
Clima
Bandeira da Eslováquia
Paisagem campestre - Eslováquia
O clima é continental moderado, com verões quentes e chuvosos nas terras baixas e com invernos frios, especialmente nas zonas montanhosas.
Economia
A agricultura representa muito pouco na economia nacional. As culturas dominantes são o trigo, a cevada, a aveia, o milho, o centeio, a beterraba e a batata, o linho, o tabaco, os frutos e os legumes. A exploração mineira é o setor mais desenvolvido do país e abrange o ferro, o cobre, a magnesite, o chumbo e o zinco. A indústria produz aço, plásticos, materiais de construção, fertilizantes, produtos alimentares, bebidas e tecidos. Os principais parceiros comerciais da Eslováquia são a República Checa, a Rússia, a Alemanha e a Áustria.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita, (toneladas métricas,1999) é de 7,2.
População
A população é de 5 439 448 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 111,2 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 10,65%o e 9,45%o. A esperança média de vida é de 74,73 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,836 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,834 (2001). As principais etnias são a eslovaca, com 86%, e a húngara, com 11%. As religiões com maior expressão são a católica, com 60%, e a protestante, com 8%. A língua oficial é o eslovaco.
História
No século XI, a Eslováquia tornou-se território da Coroa húngara. Quatro séculos mais tarde, os Hussitas checos implantaram-se na região. No século XVI, o luteranismo e o calvinismo foram adotados pela maioria dos Eslovacos. Em 1526, os Habsburgos da Áustria subiram ao trono húngaro e governaram a Eslováquia até 1918. Foi introduzido, imediatamente, no território, o catolicismo romano. No século XVIII, começou a crescer um sentimento nacionalista entre a população mas, em 1867, o Governo húngaro passou a controlar diretamente a Eslováquia e seguiu uma política magiar.
No final da Primeira Guerra Mundial, os Eslovacos abandonaram a Hungria e uniram-se às terras checas, a Boémia, a Morávia e uma parte da Silésia, para formar o novo Estado da Checoslováquia. Em 1938, quando Adolf Hitler começou a ameaçar desmembrar a Checoslováquia, os Eslovacos declararam uma unidade autónoma dentro de um Estado Federal Checo-Eslovaco. Depois de os Alemães terem ocupado Praga, a Eslováquia tornou-se independente, sob proteção alemã. Em 1945, como o Exército Vermelho Soviético tinha ocupado o país, os Eslovacos concordaram em reintegrar a Checoslováquia. Depois de os comunistas terem conquistado o poder na Checoslováquia, em 1948, e com a ajuda da União Soviética, a Eslováquia passou a estar submetida a um Governo checo centralista que nacionalizou a indústria e coletivizou a agricultura.
Com a queda do Governo comunista checoslovaco, em 1989-1990, começou a emergir um sentimento de independência entre a população eslovaca. Depois das conversações entre os líderes checos e eslovacos, em 1991, as duas repúblicas federais separaram-se e tornaram-se nações independentes em 1993.
A Eslováquia aderiu formalmente à União Europeia no dia 1 de maio de 2004 numa cerimónia realizada em Dublin e tornou-se no décimo sexto país a adotar a moeda unica europeia, em 01 de janeiro de 2009.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Eslováquia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-08-12 09:22:46]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros