flexografia

A flexografia consiste num processo de impressão em que se utilizam formas flexíveis em relevo e tintas muito fluidas a anilina ou pigmentadas que secam quase completamente por evaporação do álcool, possibilitando a impressão sobre materiais não absorventes, como o polietileno, o celofane, o alumínio, entre outros, em máquinas rotativas especiais.
A utilização da flexografia, limitada no início a trabalhos de qualidade média, incidiu especialmente no setor da embalagem para produtos alimentares e industriais. A partir de 1974 registou grande evolução com o aparecimento das chapas flexográficas fotopolímeras em substituição dos clichés ou estereótipos de borracha e a possibilidade de utilização de retículas finas que levaram à obtenção de uma qualidade de impressão comparável à do offset em certos trabalhos. A sua utilização na impressão de jornais é já uma realidade.
Como referenciar: flexografia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 07:13:05]. Disponível na Internet: