Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Irão

Geografia
País do Sudoeste Asiático. Abrange uma área de 1 648 000 km2. Faz fronteira com a Arménia, o Azerbaijão e o Turquemenistão, a norte, o Afeganistão, a leste, o Paquistão, a sudeste, o Iraque, a oeste, e a Turquia, a noroeste, e é banhado pelo mar Cáspio, a norte, pelo golfo de Omã, a sul, e pelo golfo Pérsico, a sudoeste. As cidades principais são Teerão, a capital, com 8 067 600 habitantes (2004), Mashhad (2 081 500 hab.), Isfahan (1 394 900 hab.), Tabriz (1 216 200 hab.), Shiraz (1 194 600 hab.), Ahvaz (1 036 600 hab.) e Qom (935 100 hab.).
Clima
Mesquita no distrito de Bazaar, Irão
Bandeira do Irão
Aparelho de perfuração para extração de petróleo, Irão
Monumento Shah-en-Shah, na capital do Irão, Teerão
O Irão apresenta uma diversidade apreciável de climas. No litoral do mar Cáspio, o clima é praticamente tropical, com temperaturas elevadas a maior parte do ano e precipitações abundantes. Na cadeia montanhosa do Elburz, a precipitação ainda é abundante. No Centro e Sul do país, a aridez é muito acentuada. Em contraste com os verões extremamente quentes do litoral do golfo Pérsico, os invernos nas cadeias montanhosas do Noroeste são muito rigorosos.
Economia
A economia do Irão baseia-se na produção de petróleo, que representa 75% das receitas em divisas. A extração do cobre, do ferro e do gás natural são também importantes para o país. As produções industriais são os têxteis, os tapetes, os produtos alimentares, os materiais de construção, o cimento, a maquinaria, os produtos metalúrgicos e os produtos químicos. O solo agrícola corresponde a 1/10 do território. Deste valor, apenas 1/4 é irrigado. As culturas praticadas são o algodão, o trigo, a beterraba, a cevada, o milho, a uva, a cana-de-açúcar, a batata, a laranja e a tâmara. Os principais parceiros comerciais do Irão são a Alemanha, o Japão, os Estados Unidos da América e o Reino Unido.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 4,8.
População
A população, em 2006, era de 68 688 433 habitantes, o que correspondia a uma densidade de aproximadamente 41,27 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 17%o e 5,55%o. A esperança média de vida é de 70,26 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,719 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,702 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 88 409 000 habitantes. As principais etnias são a persa (51%), a azeri (24%), a gilaki (8%), a curda (7%) e a árabe (3%). A religião maioritária é a muçulmana xiita (93%). A língua oficial é o farsi (persa).
História
Depois da fome e da bancarrota que sucederam à Primeira Guerra Mundial, um golpe de Estado em 1921 colocou no poder Reza Khan. Colaborou com a Alemanha nazi, em 1941, o que o obrigou a abdicar a favor do seu filho, Mohammad Reza Shah Pahlavi, que iniciou um programa de modernização e de ocidentalização do país. Este facto originou o ódio dos líderes religiosos, particularmente dos muçulmanos xiitas ortodoxos. Na década de 70 gerou-se um descontentamento geral. Em 1979 o Governo entrou em colapso e Pahlavi teve de fugir do país. Nesse ano regressou triunfalmente ao Irão Ruhollah Khomeini, um ayatollah xiita, vindo do exílio em Paris. Imediatamente instaurou no país uma república islâmica e proibiu todas as influências ocidentais, para além de nacionalizar a maior parte das indústrias, dos bancos e das seguradoras.
Em 1980 o Iraque invadiu o Irão e ambos os países se envolveram numa guerra sangrenta que os levou à ruína económica. Com a morte de Khomeini, em 1989, e com o fim da Guerra Irão-Iraque, em 1990, o Irão optou pelo isolamento internacional.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Irão na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-22 11:33:08]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais