Livros e Autores

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Kiev

Aspetos Geográficos
Capital da Ucrânia, Kiev situa-se nas duas margens do rio Dniepre, no Centro-Norte do país. O Dniepre ramifica-se em alguns cursos tributários que originam ilhotas e pequenos portos no interior da cidade. O seu clima é temperado continental, ficando normalmente coberta de neve entre meados de novembro e o final de março. Possui aproximadamente 2 780 000 habitantes (2009).
História e Monumentos
Kiev é uma das mais antigas cidades da Europa de Leste, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da civilização eslava. Os soviéticos chamavam-lhe, por isso mesmo, "a mãe das cidades". Fundada no século VI, tornou-se em 882 capital do poderoso principado de Kiev-Rus (o embrião do futuro Estado Russo). O seu grão-príncipe instituiu o cristianismo como religião de estado em 988. A cidade foi saqueada pelos mongóis em 1240 e depois fez parte da Lituânia e depois da Polónia, antes de ter sido devolvida à Rússia em 1654. Desenvolveu-se bastante durante a Revolução Industrial, especialmente depois de estabelecidas as ligações ferroviárias com Moscovo (em 1863) e com Odessa (1870). Foi palco de diversas lutas no período que se seguiu à Revolução Russa de 1917. Durante a Segunda Guerra Mundial foi bastante destruída, mas foi rapidamente reconstruída, tornando-se a terceira maior cidade da União Soviética. A 90 km da cidade, em Chernobyl, ocorreu em 1986 a pior catástrofe nuclear civil de sempre, que afetou não só muitos habitantes da cidade, como também inúmeras regiões à sua volta. Com a desagregação da URSS no início da década de 90, passou a ser a capital da Ucrânia independente. Os seus mais importantes monumentos são a Catedral de Santa Sofia (convertida em museu) e o Mosteiro Kiev Pechersk Lavra, ambos classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Kiev é um importante centro industrial, científico, educacional e cultural da Europa de Leste. É sede de diversas indústrias, instituições universitárias e mundialmente famosos ícones históricos. Possui um bem desenvolvido sistema de transportes públicos. O seu nome provém de Kyi, um dos quatro irmãos que fundaram a cidade. Com a independência do país deu-se uma ocidentalização da cidade, abrindo "night-clubs", restaurantes de luxo e hotéis de prestígio. Com a simplificação das entradas no país, a cidade tornou-se um importante destino turístico. O seu centro foi limpo e muitos edifícios foram restaurados ou redecorados. Muitas áreas históricas da cidade tornaram-se populares para os turistas, podendo aí encontrar-se vendedores de rua que transacionam arte tradicional ucraniana, artigos religiosos, livros, joias, etc. A cidade possui inúmeras salas de espetáculos como a Ópera, o Teatro Nacional Ivan Franko ou o Palácio de outubro. Entre os seus diversos museus, merecem destaque o Museu Histórico Estatal, o Museu da Segunda Guerra Mundial e o Museu de Arte Russa. Relativamente à arquitetura, extremamente rica, destacam-se o Palácio Mariyinsky (construído entre 1745 e 1752, reconstruído em 1870), diversas igrejas ortodoxas como a de S. Miguel, Santo André e São Vladimir, e ainda diversas estátuas como a de Bohdan Khmelnytsky, de Vladimir, o Grande, ou ainda o Túmulo ao Soldado Desconhecido.

Economia
A cidade possui consideráveis funções administrativas, em virtude do seu estatuto de capital. Existem também diversas fábricas espalhadas por todos os pontos da mesma, embora se concentrem mais na zona ocidental: metalurgia, maquinaria, produtos químicos e produtos alimentares são os setores predominantes. Possui também uma boa capacidade de produção de energia, sendo também um importante centro educativo e de conhecimento. O turismo é outra forte fonte de rendimentos.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Kiev na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-09-26 02:06:57]. Disponível em

Livros e Autores

A Intuição da Ilha

Pilar del Río

Baiôa sem data para morrer

Rui Couceiro

O Dicionário das Palavras Perdidas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais