Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Macedónia

Geografia
País do Sudeste da Europa. Situado no interior da península dos Balcãs, abrange uma área de 25 333 km2. Faz fronteira com a Sérvia e com o Kosovo, a norte, a Bulgária, a leste, a Grécia, a sul, e a Albânia, a oeste. As principais cidades são Skopje, a capital, com 399 000 habitantes (2004), Bitola (81 300 hab.), Prilep (63 900 hab.), Kumanovo (81 600 hab.) e Tetovo (56 600 hab.).
O principal rio que atravessa o país é o rio Vardar, que corre para sul indo desaguar no mar Egeu, perto de Tessalónica, na Grécia.
Lago de Plitvice, património mundial
Mosteiro antigo, na costa da Macedónia
Bandeira da Macedónia
A maior parte do território da Macedónia está situado num planalto localizado entre 600 e 900 metros acima do nível do mar. O solo é composto por xisto e rochas vulcânicas.
Clima
O clima é temperado mediterrânico, com forte influência continental. O verão é quente e seco e o inverno é relativamente frio e com nevões.
Economia
A agricultura é uma atividade importante na economia do país, ocupando cerca de 20% da população ativa. Produz-se milho, tabaco, arroz, fruta e vinho. A Macedónia tem uma indústria ligada ao chumbo, zinco, cobre e crómio. Os principais parceiros comerciais da Macedónia são a Alemanha, a Rússia, a Itália e o Reino Unido.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 5,6.
População
Tem uma população de 2 050 554 habitantes, (2006), a que corresponde uma densidade populacional de 80,74 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 12,02%o e 8,77%o. A esperança média de vida é de 73,97 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,784 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) não foi atribuído (2001). Etnicamente, a Macedónia é composta por macedónios (64,2%), albaneses (25,2%), turcos (3,8%), ciganos (2%) e sérvios (2%). Em termos religiosos, são cristãos ortodoxos sérvios (54%) e muçulmanos sunitas (30%). A língua oficial é o macedónio.
História
A Macedónia foi colonizada pela primeira vez pelos Eslavos no século VI e sofreu uma série de conquistas. No século VII foi conquistada pelos Búlgaros, em 1014 pelos Bizantinos e pela Sérvia no século XIV. Passou a fazer parte do Império Otomano em 1355 e ficou dividida entre a Sérvia, a Bulgária e a Grécia depois da guerra dos Balcãs, já em 1912-13. Após a Primeira Guerra Mundial os sérvios da Macedónia passaram a fazer parte do Estado Federal da Jugoslávia. Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pela Bulgária entre 1941-44 e no período do após-guerra fez parte da Jugoslávia, o que não fez diminuir as tensões entre a etnia da Macedónia e a Sérvia que dominava o Governo Federal.
Após a morte do presidente jugoslavo Tito, em 1980, tornou-se claro que a estrutura federal não se iria manter unida. A Macedónia tentou obter a independência mas a presença de uma larga minoria albanesa e as objeções impostas pelo Governo grego sobre a ideia de nascer um Estado com o mesmo nome de uma região do Norte da Grécia tornou a transição difícil. Depois de a Croácia e a Eslovénia se terem separado da Jugoslávia, a Macedónia também, por recear o domínio sérvio, foi conduzida a declarar a independência da Jugoslávia em 1991, ano em que foi adotada uma nova Constituição que consagra o multipartidarismo. O novo Estado foi admitido nas Nações Unidas em abril de 1993 com o nome de República da Macedónia. A Grécia não gostou e bloqueou o reconhecimento deste país junto da União Europeia, contestando o nome do país e a utilização, na bandeira, do símbolo de Alexandre, o Grande. Seis países membros da União Europeia reconheceram a nova nação em dezembro de 1993, assim como os Estados Unidos em fevereiro de 1994. A Grécia respondeu com um embargo comercial à República. Em abril de 1994 a Comissão Europeia deu início a um processo contra a Grécia no Tribunal de Justiça Europeu após a sua recusa em retirar o embargo.
Já depois da independência, o presidente Kiro Gligorov foi reeleito em outubro de 1994 e só em dezembro de 1999 foi substituído por Boris Trajkosvski, político de centro-direita com tendencias pró-europeias que conseguiu evitar a guerra civil no seu país no verão de 2001. Após o seu falecimento em acidente aéreo em fevereiro de 2004, sucedeu-lhe Branko Crvenkovski, anterior primeiro-ministro, eleito a 28 de abril de 2004.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Macedónia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-29 06:00:50]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais