Campanha de Aniversário da Escola Virtual
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

Mariza

Cantora portuguesa nascida a 16 de dezembro de 1973, em Moçambique. Veio viver para Portugal quando tinha três anos e foi morar para a Mouraria, onde teve os seus primeiros contactos com o Fado. Experimentou outros géneros musicais, como Jazz, Gospel e Soul, entre outros, mas foi com o Fado que mais se identificou. Começou a ser conhecida em 1999, quando interpretou fados da Amália Rodrigues nos espetáculos organizados em homenagem a essa grande diva do Fado. A partir de então, passou a ser convidada a participar em programas de TV. Em 2001 lançou em Portugal, e em mais 32 países, o seu primeiro CD - Fado em Mim, que alcançou o disco de Platina em Portugal, foi distinguido com o prémio de melhor CD de música tradicional de 2001 na Alemanha e considerado o álbum de estreia que mais vendeu na União Europeia, excluindo o país de origem, tendo recebido o prémio Boarder Breaker. Lançou em 2003 o seu segundo CD, intitulado Fado Curvo.
A fadista Mariza recebeu o prémio de Melhor Atuação no Festival d'Été de Quebec em 2002, e o prémio de Melhor Artista da Europa de World Music da BBC Radio 3 em 2003. A sua presença no programa da BBC "Later with Jools Holland" foi selecionada (entre as cerca de 3000 atuações que por lá já passaram) como uma das 30 atuações a integrar o DVD do programa. Participou na coletânea World 2002, onde se incluem todos os melhores da World Music (seleção do público). Interpretou o hino nacional no jogo da seleção portuguesa com a seleção da Coreia no Mundial de Futebol em Seul, tendo recebido as melhores críticas de publicações internacionais. Tem feito vários espetáculos e atuações em diversas cidades do mundo, sendo de destacar a digressão pelo Reino Unido com as salas esgotadas e as melhores críticas dos principais jornais britânicos (The Times, The Observer, The Guardian, entre outros). Em Portugal os seus espetáculos têm tido também grande adesão do público, com salas como o Rivoli (Porto) e o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (Lisboa) de lotação esgotada.
Em dezembro de 2003 a fadista foi distinguida como Personalidade do Ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. Esta distinção é atribuída todos os anos à personalidade que melhor representa Portugal no estrangeiro. Quase dois anos depois, em outubro de 2005, foi nomeada embaixadora da boa vontade da Unicef, não só pela fama que alcançou nacional e internacionalmente, essencial para dar conhecimento ao mundo do que se passa com as crianças necessitadas, como também pela sensibilidade que sempre demonstrou ao participar em eventos de solidariedade.
Capa do álbum "Fado em Mim", de Mariza, editado pela World Connection, Holanda, e distribuído em Portugal pela EMI-VC (2001)
Capa do álbum "Fado Curvo", de Mariza, lançado em 2003 pela Virgin/EMI-VC
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Mariza na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-29 17:03:58]. Disponível em
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Mariza na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-01-29 17:03:58]. Disponível em
Livros e Autores

O Retiro

Sarah Pearse

A Imperatriz

Gigi Griffis

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov