Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Noruega

Geografia
País da Europa do Norte. Situado na parte ocidental da península da Escandinávia, abrange uma área de 324 220 km2. A Noruega é banhada, a norte, pelo mar de Barents e, a oeste, pelo mar da Noruega e pelo mar do Norte. Faz fronteira com a Rússia e a Finlândia, a nordeste, e com a Suécia, a leste. As cidades mais importantes são Oslo, a capital, com 799 200 habitantes (2004), Bergen (213 100 hab.) e Trondheim (145 100 hab.). A Noruega é bastante montanhosa e possui uma costa recortada, com fiordes que penetram profundamente no interior do país. Os maciços montanhosos, por vezes cobertos de neve na maior parte do ano, chegam a ultrapassar 2000 metros de altitude. As únicas áreas planas situam-se em torno do fiorde de Oslo, onde se concentra grande parte da população.
O rio Glomma é o principal e tem um percurso de 599 km.
Igreja de arquitetura típica norueguesa, com telhados de grande inclinação que evitam a acumulação de neve
Bandeira da Noruega
Vista de uma zona costeira da Noruega
Vista de um fiorde norueguês
Vista da cidade costeira de Bergen
Marina na cidade de Oslo, Noruega
Clima
O clima da Noruega é bastante mais ameno do que a latitude deixaria prever. Um ramo da corrente quente do golfo ameniza as temperaturas e favorece a precipitação, que ocorre na sequência da circulação de ventos que sopram de oeste.
Economia
As explorações de petróleo no mar do Norte e os recursos em gás natural conferem à Noruega um elevado nível de vida. A produção de alumínio é igualmente importante. A pesca é também uma atividade com relevo no quadro económico. As exportações de peixe continuam a crescer. A Noruega controla 10% da frota mundial. Os principais parceiros comerciais da Noruega são o Reino Unido, a Alemanha, a Suécia e a Holanda.
População
A população cifrava-se, em 2006, em 4 610 820 habitantes. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 11,46%o e 9,4%o. A esperança média de vida é de 79,54 anos.
A maioria dos habitantes são de origem norueguesa (96%), mas também vivem neste país dinamarqueses (0,4%), suecos (0,3%), britânicos (0,3%), paquistaneses (0,2%), norte-americanos (0,2%), jugoslavos (0,2%) e iranianos. Em termos religiosos, seguem, maioritariamente, a Igreja Luterana Evangélica. A língua oficial é o nynorsk (novo norueguês).
História
O país foi habitado por populações germânicas desde a pré-história. Foi unificado em 872, por Harald Fairhair, um chefe militar, que reinou até 933 e que fez do país um feudo. Os Vikings, guerreiros medievais que apareceram na Europa entre os séculos oitavo e décimo primeiro, invadiram a Noruega. O cristianismo foi introduzido no século XI por Olavo II. Com Haakon III (1217-1263) estabeleceu-se definitivamente o poder real. Em 1380 o país uniu-se à Dinamarca e em 1397 a Dinamarca e a Suécia uniram-se sob a mesma soberania. A Suécia rompeu o acordo em 1523 mas a Noruega permaneceu sob o domínio dinamarquês até 1814, quando foi cedida à Suécia. A Noruega revoltou-se e a Suécia invadiu-a; foi então que se estabeleceu um compromisso entre os dois territórios, em que a Noruega permanecia com o seu parlamento independente mas sob a monarquia comum a ambos os países. O conflito entre o parlamento norueguês e a coroa sueca durou até 1905, altura em que o parlamento da Noruega foi declarado completamente independente e confirmado por plebiscito. O príncipe Carlos da Dinamarca foi eleito rei, Haakon IV. Reinou durante 52 anos até morrer, em 1957. Sucedeu-lhe o seu filho Olavo V, que morreu em 1991, e a quem, por sua vez, sucedeu o seu único herdeiro, Harald V.
A experiência da ocupação alemã entre 1940 e 1945 persuadiu os noruegueses a abandonarem a sua política de tradicional neutralidade e juntarem-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em 1949, ao Conselho Nórdico, em 1952, à Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), em 1960. A Noruega foi aceite como membro da Comunidade Económica Europeia, em 1972, mas, após um referendo realizado nesse ano, a proposta de adesão à CEE foi rejeitada.
Durante a Guerra Fria conseguiu manter boas relações com a ex-União Soviética sem prejudicar o seu relacionamento com o Ocidente. Conseguiu obter estabilidade política após vários governos de coligação. Em novembro de 1988, o primeiro-ministro Gro Harlem Brundtland foi galardoado com o terceiro prémio mundial pelo seu trabalho pelo ambiente. Em 1992, a Noruega juntou-se à Islândia para defender a vida animal, nomeadamente na proibição da caça à baleia. A Noruega pronunciou-se, através de um referendo, contra a adesão à União Europeia em 1994.
O rei é o chefe de Estado. A forma de governo é uma monarquia constitucional com um parlamento. A Constituição norueguesa data de 1814.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Noruega na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-22 02:00:35]. Disponível em
Artigos
ver+

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros