Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros

Paraíba

O estado de Paraíba fica no Nordeste do Brasil e as fronteiras estaduais são a norte com o Rio Grande do Norte, a leste com o oceano Atlântico, a sul com o estado de Pernambuco e a oeste com o estado de Ceará. A capital do estado é a cidade de João Pessoa. A área do estado é de 56 439 km2 e a população, estimada pelo censo de 2006 é de 3 623 215 habitantes. A densidade populacional é de 64,19 hab/km2 e a média de vida dos paraibanos é de 67,9 anos. No estado de Paraíba fica o ponto mais oriental do continente americano na Ponta do Seixa, no Cabo Branco, cidade de João Pessoa.
O relevo é caracterizado por uma planície costeira, o planalto de Borborema, na região central e uma depressão a oeste. O ponto mais alto, o Pico de Jabre com 1197 m de altitude, fica na Serra do Teixeira. O rio mais importante que atravessa o território é o Paraíba que banha a cidade de João Pessoa. Outros rios como o Picanço, o Piranhas (ou Açu, no estado do Rio Grande do Norte) ou o Curimataú percorrem o estado, mas nem sempre contém água na estação seca. A maior parte do Paraíba está coberto pela catinga, composta por espécies adaptadas ao clima semiárido como os catos e os arbustos espinhosos. Originalmente, a costa estava coberta pela floresta tropical, mas a exploração da madeira, a expansão da cultura da cana e por fim a urbanização, contribuíram para a diminuição da sua área. Na zona de transição entre estas duas regiões fica o agreste, com espécies típicas das duas zonas. O clima é tropical na costa e semiárido, no interior com temperaturas médias de 24ºC e de 27ºC respetivamente. A pluviosidade é de 800 mm anuais, no interior e de 1500 mm no litoral. Na zona do sertão as chuvas registam médias anuais entre os 600 e 300 mm. Na serra de Borborema a precipitação chega aos 1400 mm, permitindo a existência de uma área agrícola.
Os franceses ocupavam o território no início do século XVI. Em 1585, foi construído por pernambucanos, o forte de São Filipe, que viria a dar lugar à Vila de Felipéia de Nossa Senhora das Neves, hoje cidade de João Pessoa. A cana-de-açúcar desde logo se tornou na principal cultura e em, 1634, os holandeses atraídos pela prosperidade da região aí se instalaram durante vinte anos. A pecuária e a prospeção de ouro e diamantes desenvolveram-se com o declínio da cultura da cana. A crise social e política da primeira parte do século XIX, com a Revolução de 1817 e a Confederação do Equador foi de agitação política no vizinho estado de Pernambuco, que se alastrou até ao estado de Paraíba. Na primeira metade do século XIX a cultura do algodão prosperou na região, mas no fim deste período a cultura da cana foi de novo incrementada, com êxito, apoiada pela construção do caminho de ferro. Em 1930, o governador João Pessoa foi assassinado e hoje a capital tem o seu nome e a bandeira do estado ostenta a memória da sua atuação política. Desde a década de 50 que várias políticas governamentais têm investido na modernização do estado. Contudo, a seca continua a ser um dos maiores constrangimentos ao desenvolvimento económico. No setor agrícola, o cultivo da cana continua a ser uma atividade primordial. A principal atividade industrial está relacionada com o trabalho do couro, com 73 indústrias distribuídas um pouco por todo o estado. O turismo cultural, uma aposta recente do governo estadual, explora as riquezas artísticas de cidades como João Pessoa e Campina Grande.
Bandeira do estado de Paraíba (Brasil)
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Paraíba na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-05-19 22:24:28]. Disponível em

Livros & Autores

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Violeta

Isabel Allende

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Jogo dos erros