Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais

Suazilândia

Geografia
País da África Austral. Circundado pela África do Sul e fazendo também fronteira com Moçambique, a nordeste, o reino da Suazilândia é um enclave montanhoso, sem saída para o mar, mas bem provido de cursos de água. O país estende-se por 17 363 km2. A capital administrativa e judicial é Mbabane, sendo Lobamba a capital legislativa. As maiores cidades são Manzini, com 76 900 habitantes (2004), Mbabane (70 800 hab.), Nhlangano (6900 hab.) e Mhlume (14 400 hab.).
O território desce em três grandes degraus, de oeste para leste. O primeiro nível, o chamado Highveld (acima dos 900 m), é formado por montanhas escarpadas cobertas de florestas e recortadas por cataratas. O Middleveld (400-850 m), coberto de laranjais e plantações de ananás, desce até às terras baixas do Lowveld (150-300 m), em cujas terras existem plantações de cana-de-açúcar. No extremo oriental, a fronteira é formada pela cadeia de Lebombo (que atinge 825 m), recortada por desfiladeiros, que separa a Suazilândia de Moçambique e do oceano Índico. Os maiores rios são o Lomati, o Usutu, o Mkhondvo e o Komati e representam um grande potencial hidroelétrico.
Bandeira da Suazilândia
Clima
Tem um clima tropical de altitude.
Economia
A cana-de-açúcar constitui a principal produção do país.
Quando a Suazilândia se tornou independente, em 1967, 55% do solo arável estava nas mãos de estrangeiros, principalmente de sul-africanos e europeus. Com resultados largamente positivos na produção agrícola, a Suazilândia constitui uma exceção na África Negra. Sofrendo uma vaga de secura, teve, em 1995, de pedir ajuda alimentar à União Europeia.
O subsolo é rico em minerais: foram descobertas jazidas de diamantes, existindo também carvão, ferro, amianto. O crescimento económico entre 1970 e 1985 foi superior a 4% ao ano. Esta relativa riqueza explica-se pela existência de uma mão de obra elevada (30 000 assalariados) empregada na África do Sul e que repatria os seus salários. Por outro lado, a Suazilândia faz parte do conjunto de países ligados à União Aduaneira Sul-Africana, circunstância que lhe assegura mais de 2/3 do rendimento nacional. Os principais parceiros comerciais da Suazilândia são a África do Sul, o Reino Unido, os Estados Unidos da América e Moçambique.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 0,4.
População
Em 2006 tinha 1 136 334 habitantes, o que corresponde a uma densidade populacional de 67,61 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 27,41%o e 29,74%o. A esperança média de vida é de 32,62 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,547 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,536 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 1 356 000 habitantes.
A população atual é caracterizada por uma forte homogeneidade étnica. A grande maioria dos habitantes é suazi (84%), seguindo-se os zulos (10%) e os tsonga (3%). O grupo étnico zulo fixou-se na Suazilândia no final do século XVII, oriundo da zona que é hoje o território moçambicano. As principais religiões são o protestantismo (37%), o cristianismo africano (29%), as crenças tradicionais (21%) e o catolicismo (11%). As línguas oficiais são o suazi e o inglês.
História
No século XIX, os colonizadores europeus dominavam politicamente o território. O povo suazi veio a consentir a presença de um governo composto por ingleses, sul-africanos e representantes suazis. No nosso século, em 1949, a União Sul-Africana pretendia controlar a Suazilândia, mas os britânicos recusaram a proposta. Em 1967 já não foi possível ao Reino Unido manter a colónia sob o seu domínio.
A Suazilândia é uma monarquia parlamentar governada por instituições tribais tradicionais onde funcionam uma assembleia e um senado com o consentimento do rei. O atual detentor do trono foi coroado em 1986 e chama-se Mswati III.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Suazilândia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-30 20:14:19]. Disponível em

Livros & Autores

O Dicionário das Palavras Perdidas

O Crespos

Adolfo Luxúria Canibal

Morte no estádio

Francisco José Viegas

Bom português

puder ou poder?

ver mais

tras ou traz?

ver mais

a folha foi impressa ou imprimida?

ver mais

desfrutar ou disfrutar?

ver mais

caibo ou cabo?

ver mais

extrema ou estrema?

ver mais

brócolos ou bróculos?

ver mais