Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Des'ree
favoritos

Cantora inglesa, Desiree Weekes nasceu a 30 de novembro de 1968, em Londres.
A sua iniciação na música surgiu por intermédio dos pais, que, originários das Caraíbas, possibilitaram-lhe o contacto com o reggae e o jazz.
As suas primeiras influências foram artistas como Duke Ellington, Bob Marley e Stevie Wonder. Aos 14 anos começou a escrever os seus próprios poemas.
Estreou-se com Mind Adventures (1992), álbum que incluiu os êxitos "Feel So High", "Why Should I Love You", para além da canção que deu nome ao LP. Ainda assim, este primeiro registo não conferiu grande notoriedade à cantora.

Com I Ain't Moving (1994) atingiu o estrelato mundial graças ao tema "You Gotta Be", que lhe abriu as portas dos EUA e cujo videoclip se tornou o mais passado na estação televisiva VH1. Nomeado para dois prémios da MTV americana, "You Gotta Be" foi ainda escolhido para fazer parte do álbum de tributo à Princesa de Gales, Diana. O álbum I Ain't Moving vendeu mais de 16 milhões de cópias em todo o mundo, foi disco de platina nos Estados Unidos da América e ouro na Austrália, no Brasil, no Canadá e no Reino Unido. Em 1995, Des'ree fez parceria com Seal numa digressão pelos EUA. Nesse mesmo ano, atuou ao vivo no Vaticano e foi recebida pessoalmente pelo Papa.

Capa do álbum "Supernatural" (1998) de Des'ree
A sua atividade musical contemplou também o cinema. Contribuiu com material para as bandas sonoras de Clockers (1995), de Spike Lee, e Set It Off (1996), de F. Gary Gray. Surgiu no filme Romeo + Juliet (1996), de Baz Luhrmann, a interpretar "Kissing You (Love Theme from Romeo & Juliet)".
O ano de 1998 viu sair Supernatural, o terceiro trabalho de originais da cantora, cujos momentos mais brilhantes estiveram a cargo de "Life" e "I'm Kissing You".
Em 1999, participou no concerto Here, There and Everywhere, em homenagem a Linda McCartney, ao lado de outros artistas como Tom Jones, George Michael, Sinéad O'Connor, Marianne Faithful, Chrissie Hynde, entre outros.
Em 2000 foi editado The Endangered Species, um álbum de lados-B e temas raros da cantora, incluindo versões ao vivo de "Feel So High", "You Gotta Be" e "Life".
A cantora regressou em 2003 com Dream Soldier, tentando retomar o caminho da fama e do sucesso.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Des'ree na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-22 08:15:39]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Des'ree na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-22 08:15:39]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe