A Guerra do Fogo

Filme de aventuras passado na Pré-História realizado em 1981 por Jean-Jacques Annaud. Intitulado originalmente La Guerre du Feu, foi coproduzido pela França e o Canadá e interpretado por Everett McGill, Rae Dawn Chong, Ron Perlman e Nameer El-Kadi, entre outros. O argumento foi escrito por Gérard Brach, baseado no livro de J.H. Rosny.
Há 80 000 anos, uma tribo primitiva protege o seu bem mais precioso, o fogo. Eles sabem como usá-lo, mas não sabem como fazê-lo. Depois de sofrerem um ataque de uma outra tribo, que lhes destrói o seu fogo, três dos seus membros (Naoh, Amoukar e Gaw) encetam uma odisseia para procurar uma outra fonte do elemento tão precioso. Pelo caminho, experimentam as mais diversas aventuras, fazem uma série de descobertas que lhes permite ascender na escada civilizacional e acabam por encontrar o segredo de fazer fogo, mas não só. Conhecem outras tribos, que possuem características diferentes das suas, e diversas situações que os obrigam a procurar soluções para se saírem bem delas. Como resultado, acabamos com uma espécie de condensação da evolução humana no período pré-civilizacional.
Sem qualquer tipo de narração ou de diálogos, A Guerra do Fogo representou um marco importante na tentativa de recriação ficcional dos tempos pré-históricos. Até aí, quase todos os filmes do mesmo tema se traduziam em comédias (involuntárias ou não) ou filmes de aventuras sem preocupações de credibilidade. Para esse efeito, a produção contou com a colaboração do famoso autor de Macaco Nu, Desmond Morris, que elaborou as coreografias de gestos e linguagem corporal; e ainda de Anthony Burgess (autor do livro A Laranja Mecânica), que criou a linguagem primitiva do filme. As belas paisagens naturais foram filmadas no Canadá, Escócia, Islândia e Quénia.
Obtendo um assinalável sucesso de bilheteira, o filme venceu o Óscar de Melhor Caracterização, os Césares de Melhor Filme e Melhor Realizador, sendo ainda nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
Como referenciar: Porto Editora – A Guerra do Fogo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-30 14:58:14]. Disponível em