A Leste do Paraíso

Drama norte-americano realizado em 1955 por Elia Kazan, com o título original East of Eden. Paul Osborn foi o autor do argumento que adaptou a obra homónima de 1952 da autoria de John Steinbeck.
O filme é uma atualização da clássica história bíblica do "paraíso perdido" e da rivalidade entre os irmãos Abel e Caim. James Dean, no seu primeiro papel principal no cinema, interpreta Cal Trask (que representa Caim), o filho revoltado e mal-amado que luta contra o seu irmão Aron (Richard Davalos, representando Abel) pela afeição do seu pai. Apesar de representar a personagem má, é Cal Trask quem se transforma no herói do filme, passado em 1917, momentos antes dos EUA entrarem na Primeira Guerra Mundial.
Adam Trask (Raymond Massey) é um agricultor profundamente religioso que, citando frequentemente a Bíblia, acusa o seu filho Cal de maldade e de não ter redenção. Cal sabe que o pai mentiu aos filhos sobre a alegada morte da mãe (Jo Van Fleet) e que, na verdade, ela trabalha num bordel onde a vai visitar para saber porque abandonou a família. Numa das cenas mais importantes do filme, passada na festa de aniversário de Adam, é anunciado o noivado de Aron e Abra (Julie Harris) que Adam recebe como um maravilhoso presente. Pelo contrário, rejeita o presente de Cal - dinheiro ganho com um investimento feito com dinheiro dado pela mãe com o objetivo de recuperar a debilitada situação financeira da família. Vai ser Abra, por quem Cal desenvolve grande adoração, a acabar por ajudar a uma certa reconciliação entre Cal e o pai quando este fica acamado na sequência de um enfarte.
O filme venceu o Óscar para a Melhor Atriz Secundária (Jo Van Fleet), tendo obtido mais três nomeações: Melhor Ator (James Dean), Realizador e Argumento. Venceu ainda o Globo de Ouro para Melhor Filme Dramático, obtendo a mesma distinção no Festival de Cannes. Pela primeira vez na História, houve uma nomeação póstuma para um Óscar de Representação, para James Dean, que faleceu em 1955.
Como referenciar: A Leste do Paraíso in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-23 07:57:37]. Disponível na Internet: