Abu Dhabi


Aspetos Geográficos
Capital dos Emiratos Árabes Unidos, Abu Dhabi é também o nome do maior dos sete emiratos que constituem o país. Está localizada numa ilha do Golfo Pérsico unida ao continente por duas pontes: Maqta e Musaffah. Possui uma população de 1 850 230 habitantes (2006), grande parte da qual é expatriada.

História e Monumentos Partes da cidade remontam a 3 mil a. C., altura em que nómadas usavam a região. Pelo século XVIII foi palco do crescimento de uma importante confederação tribal denominada Bari Yao.
É uma cidade moderna, com diversos parques e jardins. Alguns dos seus principais edifícios são: o Qasr al-Hosn, a sede da Companhia Nacional de Petróleo, a Fundação Cultural (que é também o local da biblioteca pública e centro cultural do país) e o Teatro Nacional.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A maior parte dos seus habitantes são trabalhadores expatriados e profissionais de países como o Bangladesh, a Índia, o Paquistão ou o Egito. A cidade tem-se desenvolvido ao nível arquitetónico e tem sido lugar de obras-primas da arquitetura de nomes como Zaha Hadid ou Frank Gehry. Possui diversos arranha-céus e edifícios bastante modernos. Existe também um plano para a construção de um metropolitano que possa ajudar a resolver os problemas de trânsito. As suas infraestruturas turísticas são de excelente qualidade, assim como as comerciais.


Economia
Em meados do século XX a economia da cidade era ainda muito devedora da pastorícia de camelos, da produção de vegetais nos oásis de Al Air e Liwa e do mergulho e pesca de pérolas na costa da cidade, atividade limitada aos meses de verão. O crescimento da indústria do cultivo de pérolas na segunda metade do século XX criou dificuldades aos habitantes da cidade, já que a exportação de pérolas representava a sua maior fonte de rendimentos. Em 1958, foi encontrado petróleo que a médio prazo trouxe um grande desenvolvimento à cidade e ao país. Esse fator trouxe rapidamente à cidade muitos bancos, lojas e arranha-céus.
Como referenciar: Abu Dhabi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 09:08:35]. Disponível na Internet: