Aeroporto da Madeira

O Aeroporto da Madeira, situado em Santa Catarina, Santa Cruz, a 16 quilómetros do Funchal, é um dos mais importantes de Portugal, proporcionando ligações regulares a mais de 40 destinos.
Dotado de uma única pista, tem capacidade para receber cerca de 3,5 milhões de passageiros por ano. É gerido pela ANAM (Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira).
O Aeroporto da Madeira foi inaugurado a 8 de julho de 1964 com uma pista de 1600 metros de extensão. O arquipélago da Madeira ganhou assim novas ligações ao continente já que até então as viagens se faziam de barco. A primeira aterragem de um avião na Madeira ocorrera em 1957, numa pista experimental em Santa Catarina. Em 1921 Sacadura Cabral, Gago Coutinho e Bettencourt e Soubiran haviam levado a amarar no Funchal um hidroavião proveniente de Lisboa. Posteriormente, ocorreram diversos voos de teste com um Dakota CS-DGA destinados a preparar o aeroporto.
No primeiro ano de funcionamento do Aeroporto da Madeira ocorreram 80 chegadas e 66 partidas de voos comerciais.
Em 1972, dada a incapacidade da pequena pista em receber aviões capazes de dar vazão ao fluxo de turistas que procuravam a Madeira, começou a ser pensada uma ampliação para que fosse possível reconhecer voos intercontinentais. Um projeto do engenheiro Edgar Cardoso foi então apresentado e, no ano seguinte, foi inaugurado um novo terminal, capaz de receber 500 mil passageiros por ano.
Entre 1982 e 1986 a pista foi aumentada para 1800 metros, assim como se procedeu à ampliação da plataforma de estacionamento de aviões.
Entretanto, o engenheiro António Segadães Tavares adaptou os estudos de Edgar Cardoso e planeou uma nova ampliação da pista. Assim, a 15 de setembro de 2000 teve lugar a inauguração da extensão da pista para 2781 metros. Esta é construída parcialmente em laje sobre o mar, ficando assente em 180 pilares. No ano seguinte, esta estrutura de ampliação foi distinguida com o Prémio Secil, um dos mais importantes a nível nacional. Em 2004 a mesma obra ganhou o Prémio Mundial de Engenharia de Estruturas.
Entretanto, em 2002 deu-se a inauguração de um novo terminal de passageiros no Aeroporto da Madeira.
Como referenciar: Aeroporto da Madeira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-19 07:13:01]. Disponível na Internet: