AIDA

Modelo de técnica publicitária constituído pelas etapas seguintes: chamar a Atenção, suscitar o Interesse, fazer nascer o Desejo, para levar à Ação de compra. Dirige-se a um consumidor racional e consciente e pressupõe que ele deve percorrer várias etapas até chegar à compra. Presidiu à elaboração de textos publicitários dos primeiros trinta anos do século XX, redigidos por publicitários americanos famosos como Kennedy e Hopkins.
Trata-se de um modelo de fácil assimilação e exploração, que ajuda a formalizar a estratégia publicitária, apelando a três níveis de operacionalidade e outras tantas formas de avaliação.
O nível cognitivo dá a conhecer o produto e permite avaliar a recordação; o nível afetivo veicula uma publicidade da imagem proporcionando a avaliação das atitudes e imagens; o nível conotativo despoleta comportamentos suscetíveis de serem mensuráveis pela compra.

Como referenciar: AIDA in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-04 09:39:59]. Disponível na Internet: