AIDA
Modelo de técnica publicitária constituído pelas etapas seguintes: chamar a Atenção, suscitar o Interesse, fazer nascer o Desejo, para levar à Ação de compra. Dirige-se a um consumidor racional e consciente e pressupõe que ele deve percorrer várias etapas até chegar à compra. Presidiu à elaboração de textos publicitários dos primeiros trinta anos do século XX, redigidos por publicitários americanos famosos como Kennedy e Hopkins.
Trata-se de um modelo de fácil assimilação e exploração, que ajuda a formalizar a estratégia publicitária, apelando a três níveis de operacionalidade e outras tantas formas de avaliação.
O nível cognitivo dá a conhecer o produto e permite avaliar a recordação; o nível afetivo veicula uma publicidade da imagem proporcionando a avaliação das atitudes e imagens; o nível conotativo despoleta comportamentos suscetíveis de serem mensuráveis pela compra.
Trata-se de um modelo de fácil assimilação e exploração, que ajuda a formalizar a estratégia publicitária, apelando a três níveis de operacionalidade e outras tantas formas de avaliação.
O nível cognitivo dá a conhecer o produto e permite avaliar a recordação; o nível afetivo veicula uma publicidade da imagem proporcionando a avaliação das atitudes e imagens; o nível conotativo despoleta comportamentos suscetíveis de serem mensuráveis pela compra.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – AIDA na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-02-19 19:14:29]. Disponível em
Outros artigos
-
UDMAO IDE (Integrated Drive Electronics) é o nome de um tipo ou especificação de discos rígidos que usam
-
TFTSigla da expressão inglesa thin film transistor. Também conhecido por ecrã de matriz ativa, é um tip
-
WebTvTermo geral para um conjunto de produtos e tecnologias que permitem a visualização e navegação atrav
-
.txtExtensão de ficheiros de texto ASCII que podem ser lidos por simples editores de texto.
-
travellingMovimento da câmara de filmar. Pode-se deslocar vertical ou horizontalmente numa base móvel, afastan
-
.tifExtensão de ficheiro TIFF (Tagged Image File Format) muito utilizado nos PC (Windows) e Macintosh, u
-
TWAINPadrão dos interfaces utilizados entre programas de processamento de imagem e aparelhos como o scann
-
TICAs TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) são um dos fatores potenciadores das profundas muda
-
touchpadDispositivo de entrada que interpreta o movimento de dedos do utilizador fazendo mover o cursor no e
-
UMTS(Universal Mobile Telecommunications System) Sistema Universal de Telecomunicações Móveis. O UMTS su
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – AIDA na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-02-19 19:14:29]. Disponível em