Alan Kotok

Cientista e programador norte-americano, Alan Kotok nasceu a 9 de novembro de 1941, em Filadélfia, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América. Kotok ingressou no ensino superior em 1958, ao entrar para o Massachusetts Institute of Technology (MIT) com apenas 16 anos.
No MIT Kotok completou a formação em Engenharia eletrónica com uma pós-graduação na mesma área, e aí teve o seu primeiro contacto com o TX-0, um protótipo de computador que utilizava transístores e que foi usado até à década de 60.
Foi também no MIT que começou a trabalhar ativamente na programação de um outro computador, o PDP-1, produzido em 1960 pela empresa Digital Equipment Corporation (DEC) e doado àquela instituição.
Nesta fase, Alan Kotok envolve-se com os colegas Steve Russell, Dan Edwards, Peter Sampson e Martin Graetz no desenvolvimento daquele que foi considerado o primeiro jogo de vídeo: o "Spacewar".
Com a colaboração do colega Robert A. Saunders, Kotok concebe os controladores de jogo necessários para dominar a pequena nave espacial do jogo, desenvolvido e instalado no computador DEC PDP-1.
A partir de 1959, Alan Kotok passa a integrar uma equipa de entusiastas programadores dedicados ao desenvolvimento de jogos de xadrez para o computador IBM 704, projeto que abandonou dois anos mais tarde, ao ser contratado pela empresa DEC (Digital Equipment Corporation) para conceber um compilador de Fortran para o computador PDP-4.
Aí ficou durante os 34 anos seguintes, transitando por vários cargos de liderança em setores como a engenharia de software, telecomunicações e armazenamento.
Ainda nesse período, Kotok e um grupo de colegas da DEC reuniram-se com Tim Berners-Lee, do organismo europeu CERN, para discutir a necessidade de criar uma organização que pudesse coordenar o desenvolvimento da Web. Destes esforços conjuntos, nasceu o World Wide Web Consortium (W3C), que Kotok ajudou a fundar e expandir, e que representou até 1996.
No ano seguinte, foi vice-presidente de marketing para a empresa GC Tech, Inc., e desde então desempenhou funções tão distintas como a de membro da Science Advisory Board, consultor externo para a empresa Compaq e conselheiro do Museu da História do Computador.
Alan Kotok faleceu a 26 de maio de 2006, na cidade de Cambridge, estado do Massachusetts, onde então residia.
Como referenciar: Porto Editora – Alan Kotok na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-28 03:21:37]. Disponível em