Alitalia

A companhia aérea italiana Alitalia foi fundada em 1947, tendo realizado o voo inaugural a 5 de maio com um aparelho Fiat G-12 Alcione que fez a viagem entre Turim, Roma e Catânia.
A 6 de julho desse ano uma ligação entre Roma e Oslo, na Noruega, estreou os serviços internacionais. Só nesse ano a empresa transportou mais de dez mil passageiros, utilizando aparelhos DC4 e Lancastrian.
No ano seguinte, em março de 1948, a companhia fez o seu primeiro voo intercontinental tendo partido de Milão com destino a diversas cidades da América do Sul (Natal, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires), depois de fazer escala em Dakar, no Senegal.
Em 1950 a Alitalia passou a ter hospedeiras nos seus voos e no ano seguinte começou servir refeições quentes a bordo.
Na década de 60 a Alitalia entrou na era dos aviões a jato utilizando aeronaves das marcas Viscount, Caravelle e DC8.
Em 1960, ano em que foi a transportadora oficial dos Jogos Olímpicos de Roma, a Alitalia transportou pela primeira vez mais de um milhão de passageiros num só ano.
No final da década 60, a Alitalia passou a ser a primeira companhia aérea a dispor de uma frota constituída exclusivamente por aparelhos a jato.
Em 2001 a Alitalia aderiu ao grupo SkyTeam, juntamente com a Air France, a Delta Air Lines, a Korean Air, a AeroMexico e a Czech Airlines, permitindo, assim, aos seus clientes uma maior mobilidade em todo o mundo.
No ano 2002, em época de grande crise da aviação mundial, a Alitalia deu uma resposta positiva, adquirindo aviões Boeing 777, um dos maiores e mais modernos do mundo.
Atualmente, a Alitalia serve mais de 300 destinos em cerca de 25 países, transportando em média por ano 25 milhões de passageiros. A sua frota tem mais de 180 aviões, entre aparelhos Boeing, Airbus e McDonell Douglas.
A Alitalia conta ainda com uma companhia só para voos charter, a SAM (Societa Aerea Mediterranea), que utiliza os antigos aviões da casa-mãe.
Como referenciar: Porto Editora – Alitalia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-28 19:20:57]. Disponível em