AltaVista

A história da empresa AltaVista começou na primavera de 1995, quando os cientistas de pesquisa da Digital Equipment Corporation, sediada em Palo Alto, na Califórnia, criaram um meio de armazenar todas as palavras da globalidade das páginas da Internet, transformando estes dados num índice rapidamente pesquisável. Surgiu, assim, a primeira base de dados pesquisável e apenas de texto de toda a Web, que deu origem à criação da empresa AltaVista.
Algumas das invenções mais marcantes desta empresa ao nível do mercado de pesquisa são a capacidade de pesquisa multilinguística (a primeira presente na Internet) e o facto de apresentar a primeira tecnologia de pesquisa capaz de suportar chinês, japonês e coreano.
O Babel Fish, primeiro serviço de tradução da Web, é um dos motivos de orgulho desta empresa californiana. Este serviço de tradução é capaz de traduzir palavras, frases ou sites inteiros de e para: português, espanhol, inglês, francês, alemão, italiano e russo. A empresa AltaVista, uma das líderes mundiais em tecnologia de pesquisa, atua em duas áreas:

Pesquisa na Internet

O AltaVista é um dos maiores motores de pesquisa ao dispor dos cibernautas. Este motor de pesquisa procura a informação pretendida em todos os ficheiros HTML existentes na WWW (World Wide Web) e tem um modo de pesquisa bastante fácil de utilizar.
O serviço de pesquisa oferecido pelo AltaVista é um dos mais velozes e completos a nível mundial, executando milhões de pesquisas diárias em mais de 25 línguas. Este motor de pesquisa efetua pesquisas por tópicos que agrupam a informação espalhada pela Web em índices altamente segmentados, permitindo aos utilizadores um acesso rápido e fácil à informação pretendida.
O AltaVista possui sites de pesquisa, traduzidos e otimizados, em cerca de vinte países.

Serviço de pesquisa direcionado às empresas

A AltaVista desenvolveu o Enterprise Search Software, um software de pesquisa altamente escalável e flexível, concebido para os ambientes Web mais exigentes e sofisticados. Este software pode ser personalizado para responder às diferentes exigências das empresas, entidades governamentais, escolas e comunidades de pesquisa.
O Search Software da AltaVista é um precioso instrumento de auxílio para as empresas e outras organizações que necessitam de lidar com grandes quantidades de dados, ajudando-os a utilizar uma tecnologia de pesquisa de topo de gama.
Este software encontra-se ao dispor de mais de 1200 empresas e organizações governamentais tais como a Siemens, a Daimler-Chrysler, a Amazon.com, o FBI e a NASA, auxiliando-as a transformarem dados desorganizados em informação valiosa.
A AltaVista está cada vez mais empenhada em liderar o mercado mundial em termos de tecnologia de pesquisa fornecendo soluções ótimas quer ao nível da Internet quer da intranet ou dos utilizadores extranet. Nesse sentido, a empresa, que tem como acionista maioritário a CMGI, Inc., continua a desenvolver soluções inovadoras que pretendem satisfazer as necessidades dos múltiplos grupos de utilizadores.

Como referenciar: AltaVista in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 03:37:57]. Disponível na Internet: