Ann Beattie

Escritora norte-americana, Ann Beattie nasceu a 8 de setembro de 1947, na cidade de Washington. Acompanhou a família na sua mudança para Chevy Chase, no estado de Maryland, onde cresceu, rebelando-se contra a severa disciplina da sua escola, prejudicando assim a sua prestação.
Tendo terminados os seus estudos secundários com péssimos resultados, ingressou, graças aos contactos do seu pai, no curso de Literatura da American University, de onde obteve o seu diploma em 1969. Transitou depois para a Universidade de Connecticut, onde se licenciou em 1970 e onde conheceu um professor que, lendo os contos que Beattie escrevia, decidiu começar a enviá-los pelo correio para algumas revistas literárias.
Em 1972 publicou o seu primeiro conto, A Rose For Judy Garland's Casket, na Western Humanities Review. No ano seguinte venceu o Prémio Atlantic Monthly para jovens escritores, altura em que começou a pensar em escrever para o The New Yorker, que recusou o seu trabalho vinte e duas vezes antes de publicar A Platonic Relationship. O seu primeiro livro, uma coletânea de contos, apareceu em 1976 com o título Distortions. Nesse mesmo ano publicou o seu primeiro romance, Chilly Scenes Of Winter, obra que viria a ser adaptada para o cinema.
Em 1978 publicou uma segunda coletânea de contos, Secrets And Surprises e, uma outra em 1982, com o título The Burning House. Seguiram-se, entre outras obras, Love Always (1985), Picturing Will (1989) e Another You (1995). Considerada pela crítica como uma transcrição da expressão humana dos indivíduos da dita geração de 70, a mesma que esteve presente no Festival de Woodstock, a obra de Beattie demonstra uma excelência no estilo e uma precisão exaustiva no detalhe. Ao descrever as vidas e os costumes dos seus coetâneos, Beattie revela o que foi chamado de "ressaca do amor livre", a sedentarização de uma geração.
Ann Beattie prosseguiu uma carreira docente em paralelo à de escritora, tendo lecionado Inglês e Escrita de Criação em universidades como a de Connecticut, Harvard e Virgínia.
Como referenciar: Ann Beattie in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 22:03:07]. Disponível na Internet: