Antilhas

Também conhecidas por Caraíbas, são um conjunto de centenas de ilhas, ilhotas e recifes que se dispõem paralelamente à América Central, desde a Península da Florida até próximo da Venezuela, na América do Sul. No seu conjunto, a cadeia formada por todas as Antilhas tem uma extensão de 3200 km e ocupa uma superfície de 238 416 km2.
Foram conhecidas pela designação de Índias Ocidentais porque Colombo, em 1492, pensando erradamente que tinha chegado à Índia, atribui-lhes esse nome. Por esta razão, os nativos passaram a chamar-se índios. As Antilhas correspondem aos cumes de duas grandes cadeias montanhosas submarinas de onde emerge este conjunto de ilhas que se orientam de oeste para leste (Grandes Antilhas) e de norte para sul (Pequenas Antilhas).
As Grandes Antilhas são as quatro maiores ilhas que se localizam a norte do mar das Caraíbas: Cuba, Hispaniola (dividida em Haiti e República Dominicana), Jamaica e Porto Rico, incluindo, segundo alguns autores, as ilhas Baamas (originalmente Bahamas), Caymans e as ilhas Turks e Caicos. Dispõem-se ao longo da extremidade oriental do mar das Caraíbas, separando este mar do oceano Atlântico.
As Pequenas Antilhas, distribuídas de norte para sul, agrupam-se em ilhas do sotavento e ilhas do barlavento: as primeiras são constituídas pelas ilhas Virgens Americanas, ilhas Virgens Britânicas, Anguilla, grupo norte das Antilhas Holandesas, São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda, Montserrat, Guadalupe e Dominica; as ilhas do barlavento são constituídas por Martinica, Santa Lúcia, Barbados, S. Vicente e Granadinas e Granada.
Como referenciar: Antilhas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-09 21:13:19]. Disponível na Internet: