Antofagasta

Cidade portuária capital da região com o mesmo nome, situada no Norte do Chile. A população da cidade ronda os 306 700 habitantes.
Foi fundada em 1870 para a exploração de nitratos no deserto de Atacama, na altura sob a administração da Bolívia. A ocupação desta cidade por tropas chilenas deu-se em 1879, durante a Guerra do Pacífico. Depois da guerra, a cidade e a província ficaram sob o poder dos chilenos.
Antofagasta dependeu primeiramente da exportação de nitratos e de cobre. Posteriormente, tornou-se num centro internacional de comércio e num grande centro industrial de fundição e de refinarias, estando localizada numa área de muito boa acessibilidade ao resto do país e aos países envolventes.
Embora com um clima aprazível, a cidade é rodeada de colinas desérticas, de modo que a água potável é canalizada do rio San Pedro, a 451 quilómetros de distância.
Como referenciar: Antofagasta in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 14:49:48]. Disponível na Internet: