Artigos de apoio

arame farpado

O arame farpado é um fio metálico obtido pelo estiramento de um varão ou vergalhão laminado, forçado a passar a frio em orifícios de forma troncocónica.
Foi criado em novembro de 1868 pelo inventor Michael Kelly. Entretanto, várias patentes foram sendo registadas até 1874, ano em que Joseph Glidden inventa uma máquina capaz de fabricar arame farpado e, a partir daí, o seu uso generaliza-se. O arame farpado começou por ter uma enorme importância na América Ocidental, dado ter simplificado o trabalho nos ranchos e quintas, com assinalável impacto nas práticas económicas da região. Compartimentadas com o uso do arame farpado, as vastas e indefinidas pradarias e planícies tornaram-se espaços mais fáceis de gerir e controlar.
O arame farpado é também símbolo das guerras de fileira e teve aplicações militares que remontam a 1888, quando os militares britânicos o construíram manualmente. Atualmente, o arame farpado é usado para proteger instalações militares, prisionais ou particulares, assim como para estabelecer algumas fronteiras territoriais.

<
Como referenciar: arame farpado in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-06-21 07:22:30]. Disponível na Internet: